Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 08 de Março de 2019, 09:51 - A | A

Sexta-feira, 08 de Março de 2019, 09h:51 - A | A

PUBLICAÇÃO

Prefeitura decreta situação de emergência por conta da dengue

Situação ocorre em razão do aumento expressivo nos casos de dengue registrados neste ano na capital

Leonardo Barbosa
Capital News

PMCG/Divulgação

Prefeitura decreta situação de emergência por conta da dengue

A Prefeitura de Campo Grande decretou situação de emergência, em razão do aumento expressivo nos casos de dengue registrados neste ano. A publicação foi feita na edição desta sexta-feira (8) do Diário Oficial do Município (Diogrande). O prazo de vigência do decreto é de 180 dias.

 

Conforme o decreto, a medida se faz necessária diante da necessidade de resposta urgente ao controle de epidemia de dengue à população campo-grandense e com base nos indicadores estatísticos da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que colocam a Capital em situação de epidemia.

 

De janeiro até o dia 1º de março, foram notificados 7.530 casos de dengue no município, sendo 915 confirmados. Somente no mês de fevereiro, foram registrados 4.514 casos notificados da doença, uma média de mais de 160 notificações por dia. Até o momento, um caso de óbito já foi confirmado e um segundo segue em investigação.

 

O texto destaca a preocupação quanto a circulação simultânea dos sorotipos Den-1 e Den-4 e a reintrodução do sorotipo Den-2 que voltou a circular no município, o que aumenta a preocupação quanto ao risco de epidemia de outras doenças cujo vetor também é o Aedes Aegypti, como a Chikungunya e o Zika Vírus, apontado como causador da microcefalia.

 

Além do ciclo epidêmico dessas doenças que ocorrem de três em três anos, o mês de fevereiro registrou um volume considerado de chuvas, 383,2 mm quando o esperado era de 171,4 mm, superando a média esperada em 123,57%, índices pluviométricos que favorecem a eclosão dos ovos.

 

Por conta disso houve um aumento da demanda por exames laboratoriais, consultas médicas, produtos e serviços de saúde, contratação de profissionais de saúde, necessidade de leitos hospitalares, em especial a partir de fevereiro e consequentemente aumentou o número de consultas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e demais unidades da rede;

 

 

Diante do aumento significativo de internações exigindo imediato aumento na oferta de pessoal, estrutura, materiais, equipamentos e aparelhamento hospitalar; Considerando o parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil relatando a ocorrência deste desastre, sendo favorável à declaração de Situação de emergência.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS