Sábado, 04 de Maio de 2024


Saúde Sexta-feira, 21 de Março de 2008, 13:18 - A | A

Sexta-feira, 21 de Março de 2008, 13h:18 - A | A

RJ: Governo quer lançar um disque-denúncia da dengue

Portal G1

A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que vai lançar na semana que começa neste domingo (23) uma espécie de disque denúncia da dengue. Moradores poderão ligar para um número gratuito – ainda não divulgado – e informar sobre áreas que podem estar infestadas com as larvas do mosquito que transmite a doença.

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, os bombeiros serão responsáveis por ir ao local e conferir a gravidade do problema. Caso a entrada nesses imóveis seja negada, – após a terceira notificação ao responsável pela casa e se a região em questão for uma das consideradas com surto da doença – os agentes tem permissão para entrar nas residências. O morador ainda pode ser multado, segundo projeto de lei aprovado pela Alerj, e proposto pelo governador Sérgio Cabral.

Crianças serão orientadas, a partir da segunda-feira (24), a usar calças, meias, sapato fechado e repelentes para evitar a picada do mosquito transmissor da dengue. A Secretaria municipal de Saúde vai enviar a todas as escolas, particulares e públicas, um comunicado com os conselhos para evitar a contaminação.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, a medida é válida, já que estudos mostram que o mosquito pica preferencialmente nas pernas, porém atrasada já que o Rio já vive uma epidemia. “Até o momento em que anunciamos que iríamos entrar com uma denúncia-crime contra os três poderes, as autoridades estavam tratando a doença como espectadores”, afirmou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS