Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Saúde Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018, 10:46 - A | A

Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018, 10h:46 - A | A

Atendimento

Sesau realiza atendimento a moradores de rua e usuários na Capital

Ação atendeu cerca de 30 pessoas realizando testes e orientando a prevenção de DSTs e a manutenção da saúde

Flavia Andrade
Capital News

 

Divulgação

Sesau realiza atendimento a moradores de rua e usuários na Capital

Ação atendeu cerca de 30 pessoas realizando testes e orientando a prevenção de DSTs e a manutenção da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande, realizou ação em alusão ao Dia de Redução de Danos (24) e ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1), promovida pelo Consultório de Rua da secretaria, na região do Centro Comercial Condomínio Terminal do Oeste, antiga Rodoviária, atendendo pessoas vivendo em situação de rua e contou com a parceria de organizações não governamentais (ONGs).

 

Entre as ONGs participantes estavam a Águia Morena de Redução de Danos, Grupo Iguais – MS, Grupo Tamo, Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro-Oeste (IBISS/CO) e do Programa IST/AIDS da Sesau, a ação atendeu cerca de 30 pessoas, realizando testes rápidos para detecção do HIV, sífilis, hepatites B e C, escuta qualificada dos pacientes, abordagens de usuários, distribuição de lanches e insumos de higiene pessoal, preservativos e outros, além de orientar estes populares a prevenção e a manutenção da sua saúde.

 

O Instituto Atos de Amor realizou o banho solidário e a entrega de roupas enquanto que o IBISS/CO, através do Projeto Afrodite (celebrado entre a Sesau e entidade), promoveu a  distribuição de Kit de higiene para as mulheres em situação de rua e profissionais do sexo.

 

De acordo com a coordenadora do Consultório de Rua, Maria Beatriz Almeidinha, “As pessoas que vivem em situação de rua na região da antiga Rodoviária, precisam ter acesso aos serviços de saúde e na promoção da dignidade humana. Isso fortalece os vínculos entre os profissionais de saúde que prestam atendimento rotineiro no local e possibilita o acompanhamento adequado em casos de doenças graves, pois o tratamento é oferecido”, destaca.

 

O Consultório de Rua atua no atendimento de pessoas vivendo em situação de rua, realizando consultas de enfermagem, encaminhamentos para tratamento em unidades de saúde.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS