Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Quinta-feira, 18 de Maio de 2017, 13:55 - A | A

Quinta-feira, 18 de Maio de 2017, 13h:55 - A | A

teste de hiv

Teste de HIV poderá ser encontrado em farmácias

Teste ficará pronto em até 20 minutos, caso dê positivo um médico deve ser procurado

Cristiano Arruda
Capital News

Divulgação

Teste de HIV poderá ser encontrado em farmácias

Resultado ficará pronto em até 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou o primeiro autotes para detectar a presença do vírus do HIV em humanos, a ser comercializado em farmácias. O “Action”, nome de comercialização do produto, será fabricado pela empresa Orangelife Comércio e Indústria e dará o resultado em até 20 minutos. O valor do teste será definido pelo fabricante.

A ideia do registro do autoteste do vírus da aids vinha sendo estudada desde 2015, ano em que a Anvisa havia regulado o registro de produtos para diagnóstico in vitro do HIV.

Assim como alguns aparelhos que são usados para a medição de glicose por diabéticos, o teste de HIV vem com um líquido reagente, uma lanceta específica para furar o dedo, um sachê de álcool e um capilar (tubinho para coletar o sangue). O resultado aparece na forma de linhas que indicam se há ou não presença do anticorpo do HIV. A presença do anticorpo mostra que a pessoa foi exposta ao vírus que provoca a aids.

Segundo a Anvisa, apesar de demonstrar 99,9% de sensibilidade e efetividade, o teste só poderá indicar a presença do vírus 30 dias depois da situação de exposição. Caso o teste dê positivo, a pessoa deve procurar um serviço de saúde. Em caso de resultado negativo, o teste deverá ser repetido após 30 dias.

A situação de exposição começa a contar a partir do momento em que a pessoa possa ter tido o contato com o vírus da Aids, seja em uma relação sexual sem proteção ou com o compartilhamento de agulhas. O tempo de 30 dias é o período que organismo precisa para produzir anticorpos em níveis que o autoteste consegue detectar.

Se uma nova situação de exposição ocorrer após este período um novo teste precisa ser feito, respeitando o prazo necessário para detecção e as confirmações necessárias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS