Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024



Saúde Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016, 15:58 - A | A

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2016, 15h:58 - A | A

Vacinação

Vacina contra a Zika começará teste e poderá livrar bebês da microcefalia

Esse teste já recebeu R$ 3 milhões em investimento. Existem mais de 330 pessoas infectadas com a Zika em Mato Grosso do Sul, além de 180 gestantes com o vírus

Myllena de Luca
Capital News

Fábio Arantes/SECOM

Saúde de MS registra maior número de mortes por gripe dos últimos sete anos

Vacina contra a zika

A vacina contra o vírus da Zika começará testes em 60 dias. O Instituto Butantan informou na terça-feira (20). Conforme dados do boletim epidemiológico da Coordenadoria de Controle de Vetores da Secretaria de Estado de Saúde, existem mais de 330 pessoas infectadas com a Zika em Mato Grosso do Sul, além de 180 gestantes com o vírus.


De acordo com a assessoria, até o momento não existe um comunicado oficial do Butantan sobre os testes, já se sabe que a vacina será feita a partir de um fragmento de DNA produzido sinteticamente em laboratório que codifica uma proteína do vírus da Zika despertando a resposta imunológica contra o agente viral no organismo.


Representantes do Instituto Butantan devem realizar reunião com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e membros do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) ainda esta semana para discutir a aprovação dos testes clínicos.


Há também o projeto de uma vacina de Zika com vírus inativado, na qual pesquisadores já trabalharam no processo de cultura, purificação e inativação do vírus em laboratório. Esse teste já recebeu R$ 3 milhões em investimento, montante oriundo da Autoridade de Desenvolvimento e Pesquisa Biomédica Avançada (Barda na sigla em Inglês), instituição vinculada ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo americano.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS