Sábado, 20 de Abril de 2024


Tecnologia Sexta-feira, 27 de Maio de 2016, 06:10 - A | A

Sexta-feira, 27 de Maio de 2016, 06h:10 - A | A

Crise?

Xiaomi desiste de lançar smartphones no Brasil em curto prazo, diz vice-presidente

Hugo Barra não esclareceu período, mas negou que empresa errou ao investir no país

Adriel Mattos
Capital News

Lauren Goode/ATD

Xiaomi desiste de lançar smartphones no Brasil em curto prazo, diz vice-presidente

Vice-presidente internacional da Xiaomi, Hugo Barra

Menos de um ano depois de iniciar operações no Brasil, a fabricante chinesa Xiaomi desistiu de lançar smartphones em curto prazo no país. Em entrevista ao site AndroidPIT, o vice-presidente internacional da empresa, o brasileiro Hugo Barra, disse que a legislação e a economia fizeram a fabricante a tomar essa decisão. “Com as mudanças constantes nas regras de fabricação e na tributação para as vendas via e-commerce no Brasil no final de 2015, e que ainda não estão solidificadas, decidimos não fazer novos lançamentos no país no curto prazo”, justificou.

 

Porém, Barra não explicou o que seria “curto prazo”. “Temos muita confiança na estabilização do mercado no Brasil e na equipe Mi Brasil. E estamos nos preparando para o futuro redesenhando nossa operação no país”, explicou.

 

Matikas Santos/Inquirer

Xiaomi desiste de lançar smartphones no Brasil em curto prazo, diz vice-presidente

Redmi 2, primeiro smartphone da Xiaomi lançado no Brasil

Com isso, a equipe de marketing e de social media da Xiaomi será transferida para Pequim, sede da empresa. Setores de e-commerce, suporte ao cliente, assistência técnica, logística, finanças e gerência geral vão continuar no Brasil.

 

Produtos da empresa passarão a ser vendidos em sites, e não mais pelo portal da Xiaomi e lojas da operadora Vivo. A produção de dispositivos no Brasil também será interrompida. “Tomamos as decisões a respeito da importação ou fabricação local dos produtos disponíveis no Brasil de acordo com cada produto. Eles são produzidos no Brasil quando, e se, a fabricação for mais vantajosa comparada à importação”, disse Barra.

 

O executivo nega que a Xiaomi esteja deixando o país, e que a medida faz parte da estratégia de negócios da fabricante. “A operação brasileira é bem sucedida e atingiu as metas esperadas até agora, tanto de vendas, como de crescimento e produziu grandes inovações de marketing que surpreenderam até mesmo a nossa equipe na China”, afirmou.

 

Mesmo sem esclarecer quando novos aparelhos serão lançados no Brasil, o diretor da empresa anunciou um programa Beta, para obter a opinião do usuário. “Todos os detalhes do Xiaomi Beta serão informados diretamente aos Mi Fãs nas nossas páginas nas redes sociais nos próximos dias, mas posso adiantar alguns detalhes: os interessados deverão responder perguntas sobre a Xiaomi e sobre tecnologia em geral e a própria Xiaomi, com base nas respostas, selecionará os beta testers”, explicou.

 

 

*Com informações do site AndroidPIT Brasil

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS