Com a intenção de alertar o monopólio dos frigoríficos no estado, o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, Chico Maia, junto com produtores rurais do estado, organizam no dia 10 de maio, uma reunião com representantes do Ministério da Agricultura, autoridades do estado, entre eles os senadores Moka e Delcídio do Amaral, e donos de frigoríficos para debater a questão do custo de produção altíssimo que prejudica a comercialização e o preço do gado no estado, a falta de frigoríficos.
Ao todo são 60 mil produtores inscritos no BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento e que “de certa forma”, são roubados pelos grandes frigoríficos: JBS-Friboi e Marfrig, que utilizam a grana do BNDES para a compra de pequenos frigoríficos.
“Não podemos deixar que apenas dois grandes grupos comercializem nosso gado, tem que ter mais concorrência, tem que voltar os frigoríficos pequenos, só assim para o preço do boi ser valorizado. O que adianta o produtor investir na criação, se na hora do abate ele só tem duas opções de preço? Não é justo usar o dinheiro do próprio produtor pra ele mesmo sair prejudicado” – questiona Maia em entrevista a reportagem do Capital News.
O movimento tem como objetivo despertar as autoridades estaduais e federais, sobre futuros recursos para ativar frigoríficos desativados em Mato Grosso do Sul e ajudar na projeção de frigoríficos pequenos. “O Governo Federal não desenvolve projetos para ajudar os pequenos produtores a produzir, então porque não autoriza recursos para pequenos frigoríficos? Quanto mais frigoríficos, melhor para o produtor. Não somos contra esses dois grandes grupos (JBS e Marfrig) só queremos mais opções e que parem de comprar os frigoríficos pequenos com a intenção de fechá-los, acabando com a concorrência”- – desabafa.
Mas segundo o próprio presidente, a JBS não abate a quantidade de gado que sua estrutura permite. “ Eles podem abater até 7 mil cabeças de gado por dia, mas só abatem 3 mil, menos da metade. O produtor mais uma vez sai prejudicado”
O movimento será na própria sede da Acrissul, em Campo Grande.
PROPOSTA
O Grupo JBS- Friboi fez na última semana, uma proposta de R$ 268 milhões para a compra do frigorífico Independência, fechado depois do golpe em que seu proprietário, até então, Senador Russo, deu aos produtores rurais por não pagar o gado comercializado. De acordo com Chico Maia, nada foi definido e segundo os produtores a torcida é que volte a funcionar o próprio frigorífico Independência no estado.

Grupo JBS- Friboi fez na última semana, uma proposta para a compra do frigorífico Independência,
Foto: Deurico/Arquivo Capital News
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

