DVD da dupla Délio e Delinha
Será lançado no sábado, dia 15 o DVD dos 50 anos de carreira da dupla Délio e Delinha será lançado no sábado, dia 15, no Clube União Beneficente dos Subtenentes e Sargentos das Forças Armadas, exatamente onde, no dia 2 de Junho deste ano, houve a sua gravação. Ente os artistas convidados para o evento, estão Maciel Corrêa e Zézinho Nantes. A animação do baile ficará por conta do músico Iko Codeiro e o Grupo Sistema Nosso.
A gravação do DVD foi uma iniciativa pessoal do repórter cinematográfico José Eduardo Moraes (Zédu) e do músico João Paulo, único filho da dupla. Juntos, eles resolveram resgatar uma página da história da cultura sul-mato-grossense, carente de documentação.
O Projeto deste Audiovisual foi aprovado em 2005 pelo Fundo de Investimento Cultural- FIC, mas o governo anterior não liberou os recursos para prosseguirem com a realização do projeto.
Eles resolveram buscar recursos junto a iniciativa privada em Campo Grande e seguirem com o projeto em frente. Mas, os recursos levantados foram tímidos em relação aos custos da gravação de um registro do tamanho da importância da dupla para a cultura sul-mato-grossense.
Mesmo assim, o DVD está gravado e a disposição da população a partir deste dia 15 de dezembro. O trabalho, segundo seus idealizadores, objetiva prestar justa homenagem à dupla Délio e Delinha pela sua trajetória e pela sua grande contribuição à difusão de nossa cultura; e levar às novas gerações o conhecimento da importância da dupla e de suas realizações.
As músicas gravadas no dia 2 de junho, foram intercaladas com imagens de arquivo, fotos, depoimentos de amigos, músicos, profissionais das rádios que sempre acompanharam a carreira da dupla. Numa linguagem agradável e poética, o DVD conta a vida de quem viveu pra cantar, um trabalho que, nas mãos de “DÉLIO e DELINHA”, nos remete à saudade do passado. Suas músicas falando de amores impossíveis, sentimentos nativos, sofrimentos apaixonados, permanecem na memória dos que conhecem, mesmo que tardiamente, os seus sucessos.
Nascidos em Vista Alegre, município de Maracaju (MS) José Pompeu e Delanira Gonçalves Pompeu entraram para a história de nossa música como Délio e Delinha. Unidos pela música e pelo matrimônio, além de primos, iniciaram a carreira profissional nos anos 50, cantando em festas e programas de auditórios, conseguindo rápida e merecida popularidade, incentivo para um desafio maior.
Em São Paulo, realizam o sonho de cantores da época, conseguindo um contrato exclusivo com a Rádio Bandeirantes e outro com a gravadora Califórnia. O primeiro disco, um 78 rotações, foi gravado em 9 de março de 1.959, contendo as músicas “Malvada” e “Cidades Irmãs”.
O sucesso foi imediato, levando-os ao primeiro LP, “Prenda Querida”, e a uma carreira fonográfica recorde entre artistas da nossa região.
Famosos nacionalmente receberam do público o carinhoso apelido de “Casal de Onças” do Mato Grosso ainda unificado, terra que divulgaram com orgulho, em canções quase sempre de sua autoria.
Vencidos pela saudade e realizados artisticamente, decidiram voltar pra terra querida nos anos 60. Desfeita logo após o casamento, a dupla reúne-se novamente apenas em 1978, lançando uma produção independente “O Sol e a Lua”.
Somente em 1993, por pressão de antigos admiradores, acrescidos de numerosos jovens que vem descobrindo suas canções a dupla reaparece em raras apresentações públicas.
Serviço:
Produção Show Délio Delinha – Lançamento de DVD
A compra de uma mesa para quatro pessoas, ao custo de R$ 100,00, dá direito a 2 DVDs autografados por Délio e Delinha no dia do lançamento.
Quem adquirir o ingresso individual até o dia 15, às 17h, recebe um CD.
Postos de venda: Secretaria do Clube e Gugu Lanche
Maiores informações: 3029-8115 (Com informações da Assessoria de Imprensa )