Campo Grande 00:00:00 Domingo, 08 de Setembro de 2024


Rural Quarta-feira, 16 de Outubro de 2013, 18:29 - A | A

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2013, 18h:29 - A | A

Deputada diz que questão indígena é mais ampla

Gabriel Kabad - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A deputada estadual Mara Caseiro (PT do B), que preside a Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assessoria Indígena da Assembleia Legislativa, considera que uma questão que não é bem debatida quando o tema é o problema dos indígenas sul-mato-grossenses é a infraestrutura a que eles dispõem nas aldeias. “A saúde é precária, falta energia, água potável e até habitação”, avalia.

Mara critica duramente o governo federal que “demora demais para atuar de forma decisiva” no problema que coloca em rixa produtores rurais e indígenas, e que ambos “têm a vida em risco” em razão dos conflitos.

Argumenta que os índios devem ser assentados nas terras “de produtores que ‘queiram’ vender suas propriedades”, e que o governo federal não dá a importância devida a isso.

E contou do “movimento externo que coloca na cabeça do indígena a questão da terra”, fazendo uma suposição que existam manipulações por parte de entidades que se dizem sem fins lucrativos com sede em outros países, e que a Fundação Nacional do Índio (Funai) deveria ter mais bom senso em não demarcar como sendo terra indígena propriedades que são “titularizadas pelo Estado e pela União”. "Qual o interesse dessas entidades? São nossas riquezas?", finalizou.

Clique na imagem para acessar a galeria

Mara Caseiro é presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assistência Indígena da Assembleia Legislativa
Foto: Giuliano Lopes/Arquivo ALMS

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS