Estão congelados os investimentos em Mato Grosso do Sul por parte da Petrobras devido à crise econômica. A principal iniciativa no Estado seria a passagem do alcoolduto para transportar etanol até o porto de São Sebastião (SP). Ao invés deste investimento, a empresa estatal priorizou o de Uberaba (MG) e Taubaté (SP).
As informações são da Folha de São Paulo. Conforme o jornal, o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto do Meio Ambiente) já estaria na fase de audiência pública.
O empreendimento pode ser concluído no fim do ano que vem. Seriam 12 milhões de litros de álcool por ano (o equivalente a 71% da produção de todo o Estado de São Paulo).
O congelamento, segundo o governador André Puccinelli (PMDB), não o surpreende. A falta de matéria-prima é o que impede está implantação no Estado. “Quando tivermos as sete usinas começarem a funcionar plenamente, vamos ter o que produzir para viabilizar o alcoolduto. Seriam necessários 3,5 bilhões de litros.”
O governador afirma, porém, que nem tudo está perdido para o Estado. A iniciativa privada poderia auxiliar na questão, segundo ele, já que haveria benefício de um transporte menos caro.
Mesmo assim, a produção de fertilizantes (que usa também o bagaço da cana-de-açúcar) não deve parar, acredita André. Ele estaria em busca de empresas deste setor.
Por: Marcelo Eduardo - Capital News