Após abrir os negócios desta quinta-feira (15) em queda em relação ao real, o dólar mudou de direção em pouco tempo e opera em alta. Conforme o G1, site de notícias da Rede Globo, perto das 14h (horário de Brasília), a moeda avançava 0,56%, cotada a R$ 2,338 para a venda. Especula-se que a razão se deve as notícias sobre os números divulgados pelos Estados Unidos. O Departamento do Trabalho disse que o número de norte-americanos que entraram com pedido de pagamento de auxílio-desemprego caiu para o menor nível em quase seis anos; e a produção industrial dos Estados Unidos ficou inalterada em julho, após crescimento de 0,2% um mês antes, divulgou o Federal Rerserve (Fed, o banco central dos EUA).
A alta ocorre apesar de o Banco Central ter atuado no mercado, puxado pelo movimento de valorização da divisa no exterior após bons dados econômicos vindos dos Estados Unidos.
A trajetória ascendente dá continuidade ao movimento visto nos últimos três fechamentos e ocorre após a moeda dos EUA ter atingido, na véspera, o patamar de R$ 2,32 (pela primeira vez em mais de quatro anos).
Hoje o Banco Central faz um leilão de swap tradicional – equivalente à venda de dólar no mercado futuro, e serão ofertados até 40 mil contratos com vencimentos em 2 de dezembro de 2013 e 1º de abril.