O Arte e Cores do Paço, realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura, do mês de maio faz uma integração entre música e imagem, arte e meio ambiente. A sensibilidade musical de Thiago Quevedo resgatou nuanças do som da viola de cocho, instrumento musical considerado um patrimônio cultural brasileiro e suas lentes captaram uma das mais representativas belezas naturais do Brasil, as araras. Espécie que escolheu recantos de Campo Grande para viver.
O trabalho fotográfico de Thiago começou de maneira despropositada, mas aos poucos a beleza das araras passaram a influenciar suas composições e, assim, nasceram músicas como Arara Híbrida e Arara Azul, entre outras obras que farão parte do CD livro com previsão para ser lançado ainda no primeiro semestre de 2011.
A junção da fotografia com a música destaca a integração das artes como elementos que agregam ao Meio Ambiente, o esforço pelo cuidado para com a natureza. O livro aborda a relação entre o quase desaparecimento da viola de cocho e a ameaça territorial sofrido pelas araras estabelecendo a ligação entre a necessidade do planejamento para equilibrar o desenvolvimento e a conservação dos patrimônios cultural e ambiental, levando à reflexão sobre o zelo e as obrigações humanas frente ao Meio Ambiente e a Cultura.
“Foram os amigos que me chamaram a atenção para a qualidade das imagens e resolvi então uni-las para a edição de um livro acompanhado de CD, mas antes mesmo de sua edição já apresentei o trabalho em concertos e festivais”, declarou.
O último desafio de Thiago foi selecionar as imagens para a exposição no Paço Municipal, espaço criado por iniciativa do Executivo visando a valorização das artes e dos artistas locais. “Eram muitas e eu gosto de várias, mas consegui escolher as que mostram as araras da cidade e a exuberância dessas aves, que acabaram por influenciar a criação musical com esse peculiar instrumento de nosso mato, de nosso Mato Grosso do Sul”, comentou.
Em seus quadros aparece o contraste entre araras, prédios e fios elétricos e também ninhos que revelam o doce cotidiano dos casais, da reforma do ninho, passando pela espera do parceiro a momentos de carinho.
A apresentação musical que abre a exposição, no dia 02 de maio, às 9 horas, no Paço Municipal, terá como atração Thiago Quevedo (viola de cocho) e o quinteto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande com flauta, clarinete, violino, violoncello, viola e o violão nas mãos maestro Eduardo Martinelli.
A exposição recebe o apoio cultural da Câmara Municipal de Campo Grande, por sua importância para a conscientização ambiental e cultural e estará a mostra na Casa de Leis no mês de junho. (Fonte: CG Notícias)