A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011 já imunizou 80% das crianças até hoje (27). A previsão é de que 58 mil crianças sejam vacinadas em Campo Grande.
A campanha estava prevista para terminar nesta sexta-feira (1º de julho), por conta do feriado de Corpus Christi no dia 23 de junho as Unidades Básicas de Saúde ficaram fechadas, com isso a campanha foi prorrogada para encerrar no dia 8 de julho.
Segundo a chefe do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Tiemi Kanaoka, a meta é vacinar 95% das crianças durante a primeira e a segunda fase. “Apesar da doença estar erradicada no Brasil, ela circula fora do País”, observa Cássia.
A vacinação começou no dia 14 de junho e está disponível em todas as unidades de saúde de Campo Grande. A segunda ocorre no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação para receber mais duas gotinhas contra a poliomielite.
As vacinas estão sendo aplicadas nos Centros Regionais de Saúde (CRS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
A chefe de imunização alerta para a chegada das olimpíadas no Brasil. “É importante vacinar as crianças porque com as olimpíadas os estrangeiros vêm pra cá e trazem a doença. A circulação de pessoas será muito grande no País. Não é porque está erradicado que pode deixar de vacinar. Só mantemos a erradicação pela boa cobertura da campanha”, destaca Cássia.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.