No próximo sábado (22.09), das 13 horas às 17 horas, nas unidades de saúde do bairro Santa Carmélia, Universitário, Coronel Antonino e do Aero Rancho, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Mato Grosso do Sul, juntamente com alguns parceiros, desenvolvem a IX Semana Nacional de Incentivo à Saúde das Mamas. O objetivo é sensibilizar, por meio da divulgação em massa da importância da realização do exame clínico das mamas em mulheres de 35 a 69 anos e, também, da realização do auto-exame em mulheres a partir de 25 anos, como formas de detecção precoce do câncer de mama.
O câncer de mama é, provavelmente, o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
Os sintomas palpáveis do câncer de mama são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis nas axilas.
História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãeou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A primeira menstruação precoce, a menopausa após os 50 anos de idade, a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos, constituem também fatores de risco para o câncer de mama.
OINCA (Instituto Nacional do Câncer) recomenda que a realização do exame das mamas pela própria mulher (auto-exame) faça partedas ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. Entretanto, o exame das mamas realizadopela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificadopara essa atividade.
Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
Mais informações por meio dos telefones 3314-3047 3 3314-3098. (Prefeitura)