O projeto “Mídias Contemporâneas Narrativas Populares”, de Mato grosso do Sul, foi um dos 20 trabalhos selecionados em todo o país, na edição 2009 do Programa Novos Brasis, do Oi Futuro, que apóia e desenvolve parcerias com organizações sem fins lucrativos , para viabilizar idéias inovadoras que acelerem o desenvolvimento humano.
O projeto, inscrito pelo Pontão de Cultura Guaicuru, prevê a realização de um curso de formação em produção audiovisual para cinema, TV e websérie. Segundo o coordenador das atividades culturais da entidade, os alunos terão oportunidade de aprender sobre a história do cinema, projetos culturais, direção, produção e montagem.
O material do curso será veiculado nos canais de TV regional, webtv e sessões de cinema livre. “Nosso objetivo é promover a cultura de comunidades de baixo IDH, envolvendo capacitação e treinamento em produção audiovisual aliada ao desenvolvimento da cultura participativa, envolvimento de inteligência coletiva e interatividade social”, complementa Andréa Escobar Freire, diretora-presidente do Pontão.
Segundo a diretora de Educação do Oi Futuro, Samara Werner, "um dos critérios de seleção é ser uma idéia inovadora com potencial de replicabilidade. A cada ano conhecemos novas iniciativas que fazem muita diferença nas transformações sociais”.
A seleção teve como foco o desenvolvimento de tecnologias sociais que possam ser replicadas. Foram valorizados critérios como inovação, criatividade, capacidade de apresentação de diagnóstico da comunidade atendida e de monitoramento do trabalho realizado.
Pontão de Cultura Guaicuru
A Oficina de Criação Teatral atua há mais de 17 anos na promoção da cultura por meio da realização de peças, difusão de novas tecnologias, desenvolvimento de trabalhos e realização de cursos com diferentes grupos sociais e culturais. Saiba mais sobre a entidade no site: www.pontaodeculturaguaicuru.org.br. (com informações da Assessoria OI)
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)