O transporte de animais em viagens, principalmente para o exterior exige alguns cuidados e regras, segundo alerta a Divisão de Trânsito Nacional, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). Por isso, os donos de animais de estimação devem procurar inicialmente o serviço estadual de defesa agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura (SFA) para obter as informações necessárias, incluindo exames clínicos, vacinas e testes laboratoriais exigidos.
Países da Europa, por exemplo, exigem teste de anticorpos contra raiva e só permitem ingresso dos animais no país após três meses da realização do exame. Já no Japão, a espera é de seis meses.
Como 2010 é ano de Copa do Mundo, a SDA informa que a África do Sul exige outros tipos de exames, o que deve ser visto com antecedência. Os testes de saúde para ingresso dos animais em outros países são realizados por laboratórios oficiais ou credenciados pelo Ministério da Agricultura.
Na hora de voltar para o Brasil, os animais devem ser examinados poucos dias antes da volta. A vacina antirrábica é obrigatória, exceto para casos em que o animal viajou para um país livre da raiva.
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)