Servidores do Legislativo federal terão seus salários divulgados na internet. A listagem dos vencimentos está prevista no decreto que regulamenta a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11).
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia (PT-RS), decidiu a favor da publicidade da remuneração dos servidores. De acordo com o presidente, alguns servidores concordam com a medida e outros não, o que ele avalia como um processo normal. "O sentimento médio de todos os Poderes é a divulgação dos salários com os respectivos nomes dos servidores. Eu já tinha dito que minha opinião deve ir nessa direção. Nós estávamos esperando um pouco para ver o comportamento do Judiciário em relação ao tema”, declarou.
Para o deputado sul-mato-grossense Fábio Trad (PMDB), “trata-se de uma vitória da transparência”. O parlamentar é presidente da Comissão Especial de Documentos Sigilosos (Cedos).
Conforme o Decreto 7.724/12, editado em maio e já em vigor, os órgãos e entidades do Executivo devem divulgar em seus sites a remuneração e o subsídio recebidos por ocupantes de cargo, posto, graduação, função e emprego público, incluindo auxílios, ajudas de custo, jetons e quaisquer outras vantagens pecuniárias, além de aposentadorias e pensões, de maneira individualizada.