Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024


Política Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2010, 08:04 - A | A

Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2010, 08h:04 - A | A

Justiça Militar suspende coronel e capitão por terem feito campanha política em seus batalhões

Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O coronel Sebastião Henrique de Oliveira Bueno e o capitão Claudemir de Melo Domingos, ambos da Polícia Militar de Mato grosso do Sul, foram suspensos por 4 meses e 3 meses respectivamente devido a uma ação da Justiça Militar, onde ambos foram condenados por permitir em 2006 a realização de atividades eleitorais dentro de Batalhões da Polícia Militar. A punição é em consideração a portaria da PM (Polícia Militar) publicada em 28 de agosto de 2006, que vetou usou de imóveis e meios de comunicação da instituição em prol de campanhas eleitorais.

As atividades eleitorais, na época, teriam sido à favor do candidato a deputado estadual Jerson Domingos (PMDB). As investigações foram realizadas pela Polícia Federal, onde prenderam em flagrante coronel Bueno e o coronel da reserva Gerôncio Carlos da Silva. De acordo com as investigações da PF, o coronel Bueno juntamente com o coronel Gerôncio teria convocado uma reunião no 10º Batalhão da Polícia Militar no bairro Aero Rancho, para definir as ações para a promoção da campanha de Jerson Domingos. Na época o 10º BPM era comandado pelo capitão Claudemir Domingos, apontado como denunciante do esquema de promoção política no Batalhão, já que na época defendia a candidatura do Coronel Ivan de Almeida (PRTB) para a presidência da Assembléia Legislativa. As conversas do coronel durante a reunião teriam sido gravadas pelo próprio capitão.

Além da suspensão de quatro meses, o coronel Sebastião também foi dispensado do cargo de confiança de Comandante do Policiamento Metropolitano da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, designando o tenente coronel Yasuyuki Silvio Sadoyama como novo comandante. As punições e troca de comando foram publicadas na edição do Diário Oficial de ontem (5) e assinadas pelo Comandante Geral da Polícia Militar Carlos Alberto David dos Santos.
 

Por Jefferson Gonçalves - Capital News

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS