Após um flagrante por parte da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRE), foi a vez dos Policiais Militares Ambientais, em São Gabriel do Oeste, entrarem em ação e prenderam em flagrante três caçadores, na rodovia que liga a referida cidade ao município de Rio Negro. Na ocasião da prisão, os caçadores portavam duas armas alguns animais silvestres abatidos.
No local, a PMA verificou que os caçadores usavam em um veículo Celta, onde a PRF encontrou uma duas espingardas, sendo uma de carabina calibre 22 e outra uma cartucheira calibre 32, com numeração raspada e mais duas de pressão, além de nove animais silvestres abatidos, sendo dois mamíferos da espécie cateto e sete pombos.
O veículo, as armas e os animais foram apreendidos. Os três caçadores, de 19, 23 e 45 anos, cujos nomes não foram revelados, todos residentes em São Gabriel do Oeste receberam voz de prisão e foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil da cidade, onde eles foram autuados em flagrante por caça e porte ilegal de arma.
A pena para o crime de porte ilegal de arma é de três a seis anos de prisão, pois a pena é agravada, devido a uma das armas estarem com a numeração raspada.
Pelo crime ambiental de caça, a pena é de seis meses a um ano de detenção. A PMA confeccionou autos de infração administrativos e arbitrou multa de R$ 5.500 para cada uma das autuações, perfazendo um total de R$ 16.500.