Quinta-feira, 09 de Outubro de 2008, 17h:47 -
A
|
A
Dourados registra 30 casos de dengue este ano
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
Com a chegada da temporada de chuva e calor, a Secretaria Municipal de Saúde já começou a se mobilizar para evitar uma epidemia de dengue. Os próximos sete meses são preocupantes, pois é o período propício para a infestação do mosquito Aedes aegypti.
Para a superintendente de Vigilância Epidemiológica de Dourados, Silvia Bosso, é o momento de começar um trabalho constante nas residências, em todos os bairros, para conscientizar a população para que mantenham os quintais limpos, evitando água parada.
Já a partir da próxima semana, a Secretaria pretende reforçar as equipes de agentes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), para fazer um trabalho intenso. O principal foco da campanha contra a dengue é a conscientização da população para evitar os focos. Caixas de água abandonada, piscinas, garrafas, copos com água parada e limpa, são alguns dos principais criadouros do mosquito. “O objetivo é evitar uma epidemia, como aconteceu em 2007” lembra Silvia.
De janeiro a setembro deste ano foram feitas 200 notificações, sendo 30 casos confirmados. A última confirmação foi em maio. A estatística é bem diferente da registrada no primeiro semestre de 2007, quando a doença acometeu oficialmente quatro mil pessoas em Dourados, que também registrou três mortes por dengue.
Entre as várias razões que contribuíram para a queda nos números de confirmações, está o controle da doença feito pelos agentes do CCZ, que colocam armadilhas em locais estragégicos para capturar ovos do mosquito, a eficácia do inseticida e o rigor da Lei contra Dengue.
De acordo com Silvia, a rotina de fiscalização dos agentes de controle de vetores da Prefeitura foi bastante intensa e este ano não deve ser diferente. Eles devem recolher focos de larvas do mosquito e enviá-las para análise. Caso sejam do Aedes aegypti, os bairros onde foram localizados os focos passam a ser monitorados.
Este ano o CCZ identificou focos de larvas do mosquito em 36 bairros. Entre eles, Jardim Novo Horizonte, BNH 4º Plano, Vila Industrial, Jardim Itália, Aldeia Jaguapiru, Vila Almeida, Jardim Guanabara, Jóquei Clube, Vila Progresso, Jardim Europa, Centro, Santa Hermínia, Estrela Hory, Parque das Nações, Água Boa, Altos do Indaiá, Parque Alvorada e Terra Roxa. O CCZ está localizado na rua G20, no Jardim Guaicurus e recebe denúncias pelo telefone: 0800- 47- 7752 ou no 3411- 7753. (Dourados Agora)