Neste domingo (13) será realizado um ato mundialmente que consiste em criar o Círculo Azul – simbolizando a vida e a saúde e a cor reflete o céu que une todas as nações – para comemorar o “Dia Mundial do Diabetes”.
O evento visa buscar a conscientização da sociedade sobre a doença, por meio de uma resolução aprovada pela assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, que considera a doença um problema de saúde publica.
A capital de Mato Grosso do Sul, também fará parte dessa mobilização com o intuito de estimular a união na luta pelo controle da doença, considerada atualmente como responsável por 40% das mortes em todo mundo. Em Campo Grande, os monumentos Obelisco e o Relógio instalado na avenida Afonso Pena serão iluminados para lembrar a data.
Dados – O último levantamento sobre a doença realizado no País aconteceu em 1998 e apontou que 7,6% da população entre 30 e 69 anos manifestavam o distúrbio causado pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde possui um cadastro do Programa de Educação e Controle em Diabetes, com 16 mil pacientes cadastrados, de diferentes faixas etárias. (Com informações PMCG)