O deputado federal Reinaldo Azambuja recebeu, em seu gabinete em Brasília, o Embaixador de Belarus (Bielorrússia) no Brasil Leonid Krupets e o Conselheiro Aleksandr Tserkovsky. Segundo o deputado o país tem interesse em negociar produtos com Mato Grosso do Sul.
Os representantes de Belarus têm interesse em se encontrar com associações de produtores e cooperativas do Estado, pois o país pretende exportar fertilizantes e importar de Mato Grosso do Sul soja, milho, carne e madeira, além de negociar a produção conjunta de máquinas.
Segundo a assessoria do deputado, atualmente a Belarus exporta para o Brasil fertilizantes de potássio e nitrogênio, pneus, tecido de linho, poliamidos, máquinas para colheita e debulha de cereais, entre outros.
Dentre os principais produtos brasileiros que o país do leste europeu importa estão o açúcar, tabaco, peças e equipamentos para automóveis e tratores, couro de pele de gado grosso bovino, sucos de frutas, legumes, corantes, extratos, essências e concentrados de café, chá, mate, substitutos de café, medicamentos, polímeros de propileno.
No ano passado, o jornal O Popular, de Goiás, noticiou que a estatal MTZ Belarus, uma das maiores fabricantes de tratores do mundo, investirá este ano cerca de US$ 60 milhões para instalar uma unidade naquele estado.
Para o deputado Reinaldo Azambuja, Mato Grosso do Sul também pode atrair investimentos semelhantes, além de estreitar negociações comerciais de produtos agropecuários. “Vamos marcar uma reunião com associações de produtores, cooperativas e autoridades governamentais”, disse.