O PSD (Partido Social Democrático) tinha como pré-candidato a prefeitura de Campo Grande, o empresário Antonio João Hugo Rodrigues, que dizia que somente abriria mão de sua candidatura e não concorreria ao pleito caso o partido não conseguisse o direito aos 2min2seg de propaganda eleitoral e fundo partidário que reivindicava junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta sexta-feira (29) o julgamento e a garantia foi aprovada pelo STF. Contudo, Antonio João não deve cumprir o que havia projetado caso o PSD nacional ganhasse o pleito.
A aliança com o peemedebista foi concretizada nesta sexta-feira (29) mesmo tendo o PSD ganhado a causa no STF ainda hoje. O apoio de Antonio João foi negociado diretamente pelo governador André Puccinelli e pelo prefeito Nelson Trad Filho, informou a reportagem do Capital News um deputado da base aliada que solicitou sigilo de seu nome, pois o anuncio oficial será na convenção dos partidos que ocorrerão nesta manhã de sábado (30).
Com isso o então pré-candidato abandona a oposição, que vinha sendo defendida nos últimos meses e que acompanhava ação de candidaturas opositoras ao PMDB criada pelos partidos PT, PSD e PP, além dos então aliados peemedebistas, PSDB e PPS.
Além da confirmação do parlamentar, a assessoria de Antonio João mostrou sinais de que o assunto foi tratado e ratificado hoje. “Nesta sexta-feira Antonio João foi procurado pessoalmente pelo lideres maiores do PMDB que ofereceu coligação partidária e o convidou para estar junto com candidato Edson Giroto. "Nos ofereceram a coligação, e foi uma oferta direta, tanto André quanto do Nelsinho”, disse em nota o empresário e presidente do PSD.
STF proporcionou ou transformou patinho feio em cisne
Após a vitória do PSD no STF, que conquistou o tempo de propaganda partidária, o presidente regional Antonio João Hugo afirmou que houve uma mudança de cenário na disputa por coligações na Capital. Onde colocou o partido com um dos cobiçados para fechar apoio. “O que antes era o patinho feio das eleições transformou-se num belo cisne, pois nós agora temos algo muito importante que é o tempo de televisão, e propaganda partidária é tudo”, analisou.
Conforme assessoria do PSD, além de Puccinelli e de Trad Filho, o presidente do PSD também recebeu a visita dos candidatos a prefeito pelo PT, Vander Loubet, e de Reinaldo Azambuja, candidato do PSDB. Eles estiveram durante a tarde no diretório regional do partido.
Antonio João fez questão de frisar que sua maior preocupação no momento é com a chapa de vereadores. “Minha preocupação é com nossos candidatos a vereadores, hoje eles são para mim a grande prioridade”, finalizou.
Decisão do STF
O STF aprovou e confirmou hoje aos partidos criados após as últimas eleições a participação do rateio de 2/3 do tempo da propaganda, que é dividido entre as legendas com representação na Câmara dos Deputados. Assim, o PSD passou a contar com 2min2seg, onde até ontem tinham apenas 28 segundos.
O próprio Antonio João anunciou a decisão do Supremo. “O STF decidiu a favor do rateio de 95% do tempo entre os partidos com representação na Câmara dos Deputados. Viva o exercício da democracia”, afirmou por meio da mídia social Twitter. E completou antecipando as mudanças de planos. “Com tempo do horário eleitoral na TV e no rádio e participação no Fundo Partidário, o PSD cresce em MS. Novidades virão”, completou.
Também nesta sexta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o PSD terá direito a uma maior participação na divisão dos recursos do Fundo Partidário.