Mais uma operação federal contra a corrupção com dinheiro público está sendo realizada em Mato Grosso do Sul. A semana inicia nesta segunda-feira (16) com a Polícia Federal de Corumbá realizando uma ação denominada “Operação Questor”.
Segundo a PF, a ‘Questor’ pretende desarticular uma quadrilha composta por funcionários públicos e empresários, que fraudava procedimentos licitatórios que envolviam verbas públicas federais destinadas à saúde, educação e infraestrutura no município de Ladário.
Serão cumpridos sete mandados de prisão (temporária) e 26 mandados de busca e apreensão. Ação ocorrerá em quatro municípios de MS e ainda, dois do estado do Rio Grande do Sul e um no Paraná.
Investigações
De acordo com a PF, a investigação durou mais de um ano e desenvolveu-se em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União.
Os dados coletados comprovaram que, no tempo da investigação, houve prejuízo de mais de meio milhão de reais aos cofres públicos em licitações promovidas pelo município de Ladário.
Hoje, os suspeitos investigados poderão ser detidos nos municípios de Ladário, onde há quatro mandados de prisão, dois em Corumbá e um em Campo Grande. Já o material a ser recolhido tem mandados de busca e apreensão a 15 locais em Ladário, quatro em Corumbá; um em Dourados e três em Campo Grande (MS). Bem como ainda dois em Barão de Cotegipe (RS) e um em Maringá (PR).
Porque Questor
A operação possui este nome em alusão ao administrador financeiro da antiga Roma, “Questor”, responsável pela coleta de impostos, supervisão do tesouro e da contabilidade do “Estado Romano”, função equivalente ao atual Secretário de Finanças municipal e/ou estadual.
Por Lúcio Borges - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
16/05/2011 - 18:38
Prefeito de Ladário diz que se manifestará após análise de inquérito
16/05/2011 - 15:24
Operação Questor: Secretários são presos e fraudes geraram prejuízo de R$ 500 mil a União
16/05/2011 - 11:11
PF prende quatro em Ladário, dois em Corumbá e um em Campo Grande
orival 16/05/2011
é o fim mesmo, prefeito ladraõ de Ladário
1 comentários