Durante a Operação Questor deflagrou na manhã desta segunda-feira (16), a Polícia Federal em Corumbá cumpriu quatro prisões em Ladário, duas em Corumbá e uma em Campo Grande, conforme informações da assessoria de imprensa da PF. A operação visa desarticular uma quadrilha composta por funcionários públicos e empresários, que fraudava procedimentos licitatórios que envolviam verbas públicas federais destinadas à saúde, educação e infra-estrutura no município de Ladário.
Segundo a assessoria da PF, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos 15 em Ladário; quatro em Corumbá; um em Dourados e três em Campo Grande. Outros dois foram em Barão de Cotegipe (RS) e um em Maringá (PR).
De acordo com a PF, a investigação durou mais de um ano e desenvolveu-se em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União, tendo sido comprovado que, somente neste período, houve prejuízo de mais de meio milhão de reais aos cofres públicos em licitações promovidas pelo município de Ladário.
A operação possui este nome em alusão ao administrador financeiro da antiga Roma, Questor, responsável pela coleta de impostos, supervisão do tesouro e da contabilidade do Estado Romano, função equivalente ao atual Secretário de Finanças municipal e/ou estadual.
Por Gilmar Hernandes - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
16/05/2011 - 18:38
Prefeito de Ladário diz que se manifestará após análise de inquérito
16/05/2011 - 15:24
Operação Questor: Secretários são presos e fraudes geraram prejuízo de R$ 500 mil a União
16/05/2011 - 09:20
PF deflagra operação em MS por corrupção com verba federal