Campo Grande 00:00:00 Sábado, 25 de Janeiro de 2025


Saúde Terça-feira, 28 de Abril de 2009, 15:49 - A | A

Terça-feira, 28 de Abril de 2009, 15h:49 - A | A

Mato Grosso do Sul registra primeira suspeita de gripe suína

Reginaldo Rizzo - Redação Capital News

Campo Grande registrou a suspeita de um caso de gripe suína em Mato Grosso do Sul. A coleta de sangue do possível infectado já foi enviada para um laboratório fora do Estado, onde será confirmado ou não a presença do vírus.

O paciente teria apresentado os sintomas da gripe suína após ter contatos com parentes que estiveram no Estados Unidos, país onde já foram confirmados 64 casos, e que faz fronteira com o país onde o vírus surgiu, México. A princípio, os sintomas apresentados pelo paciente se assemelham aos da dengue.

O diretor de Vigilância em Saúde no Estado, Eugênio Barros, a Secretária de Saúde do Estado, Beatriz Dobashi e o secretário de Saúde do Município Luiz Henrique Mandetta estão reunidos na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) neste momento para discutir medidas de prevenção em Mato Grosso do Sul com relação ao vírus da gripe suína que deixou em estado de alerta vários países.

No Brasil já foram registrados 20 casos de suspeita da doença. O Paraná é o estado com mais casos suspeitos (4), seguido de Minas Gerais, Amazonas e Santa Catarina (3), Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte (2 cada) e Pará (1).

Gripe Suína

A doença surgiu no México, onde a doença já matou 52 pessoas. A transmissão ocorre parcialmente pelo ar. Quando um infectado tosse ou espirra, a outra pessoa pode ser contaminada pela respiração.

Os sintomas demoram em média de três a quatro dias para aparecer. Os sinais da gripe suína é semelhante ao da dengue e de uma gripe forte, como febre acima de 39 graus, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, tosse e coriza. Em dez dias pode provocar pneumonia grave, que pode levar o paciente a morte.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS