O governador Andre Puccinelli (PMDB) seguiu para Brasília com o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) e disse, na tarde desta quarta-feira (12) durante inauguração da maior fábrica de celulose do mundo, a Eldorado Brasil, em Três Lagoas, que vai insistir no apoio ao projeto de distribuição dos royalties do petróleo do pré sal.
Michel Temer declarou que quem comanda esta questão é o Congresso Nacional. Puccinelli partiu no voo até Brasília junto com Michel Temer.
Atualmente, 95% do lucro do pré-sal vão para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Os outros 5% são destinados ao restante dos estados. Essa divisão, na visão da maior parte dos governadores é injusta, já que todos os estados da Federação devem ganhar uma porcentagem mais correta a respeito da exploração de um bem nacional.
Aprovado votação em urgência
O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento para votação em regime de urgência dos vetos da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que trata da redistribuição dos recursos dos royalties do petróleo.
Com isso, a votação dos vetos ficou marcada para a próxima terça-feira (18), em sessão conjunta dos deputados e senadores. Na votação na Câmara foram 348 votos favoráveis à urgência, 84 contrários e uma abstenção. No Senado, foram 60 votos favoráveis e sete contrários.