Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 06 de Março de 2014, 17:43 - A | A

Quinta-feira, 06 de Março de 2014, 17h:43 - A | A

Viaturas e equipamentos entregues a 22 municípios de fronteira devem reforçar segurança no Estado

Aline Machado - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governador do Estado André Puccinelli (PMDB), afirmou que a entrega de 78 viaturas, armas e equipamentos eletrônicos destinados a 22 municípios que fazem fronteira com os países vizinhos, Bolívia e Paraguai, vai refletir em melhor segurança no Estado e destacou o papel da Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron).

“O Enafron representa a política nacional que em parceria com os Estados e têm feito de forma eficiente, um bloqueio nas fronteiras”, ressaltou. Puccinelli disse ainda que se “orgulha” dos resultados apresentado. “Essa parceira fez com que se visse a diminuição dos índices de criminalidade de maneira vertical que nos orgulha”, enfatizou. A secretária Regina Miki, titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que esteve presente no evento, também elogiou as ações na fronteira.

A secretária lembrou que 80% das drogas que entram no país, chegam pelo Estado, no entanto, os resultados de apreensões têm sido positivos. “Percebemos que a fronteira está menos vulnerável”, afirmou a secretária que garantiu ainda que até o fim do ano, sete municípios do Estado, contarão com videomonitoramento, para auxiliar nas ações de segurança.

“Já estamos em licitação. Os recursos vieram no ano passado e já firmamos os convênios. Nossa intenção é monitorar toda a fronteira terrestre. São 68 pontos críticos e nem sempre atingidos pela polícia. No Estado temos alguns desses pontos e até o fim do ano teremos o videomonitoramento”, garantiu.

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

Outro esquema de monitoramento prometido pela secretária, ainda neste ano, é a utilização de scaner. “Fizemos o termo de referência e teremos ainda este ano o scarner para todos o Estados de fronteira”, prometeu.

O secretário responsável pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS), Wantuir Jacini, disse que os investimentos mostram que a segurança tem sido reforçada no Estado. “Temos recursos exclusivos para atender as cidades de fronteira. A criminalidade é uma só e tem sido enfrentada por diversas instituições”, disse o secretário.

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News

Além da entrega de veículos, também foram repassadas 1.081 pistolas, 90 submetralhadoras, 178 computadores, mobiliários e sistema radiográfico computadorizado. A estimativa é que um milhão de pessoas sejam beneficiadas.

Entre os 78 veículos, são seis Sienas, 32 Amaroks e 40 Rangers. Desse total, 61 são viaturas caracterizadas e outras 17 descaracterizadas. Ao todo foram investidos R$ 20 milhões do Ministério da Justiça e Governo do Estado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS