Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 08 de Abril de 2014, 09:32 - A | A

Terça-feira, 08 de Abril de 2014, 09h:32 - A | A

Semáforos serão substituídos e primeiras mudanças devem ocorrer em trechos da Zahran

Juliana Rezende - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A sinalização semafórica de Campo Grande passará por mudanças com a instalação de equipamentos mais modernos, com sensores para ajuste automático do tempo de duração entre o verde e o amarelo, conforme o fluxo de veículos.

Conforme informações do diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Jean Saliba, a troca dos semáforos será iniciada pela Avenida Eduardo Elias Zahran, pelo fato de a via comportar grande fluxo de veículos. Saliba explica que a ideia é que o motorista não fique parado desnecessariamente nos cruzamentos “travando o trânsito”. Ao todo 210 semáforos serão.

De acordo com informações da Prefeitura de Campo Grande, nos semáforos que estão em funcionamento, o tempo de verde e vermelho é calculado a partir de uma média histórica de fluxo dos cruzamentos que nem sempre se aplica às 24 horas do dia.

Com este sistema, que os técnicos definem como “semaforização inteligente”, o equipamento se auto-ajusta praticamente minuto a minuto conforme o movimento de veículos naquele instante. Este ajuste é feito de forma coordenada e simultânea em todos os cruzamentos da via onde foi implantado.

Com os sensores que serão instalados, além do ajuste do tempo de sinal, o centro de controle de tráfego terá condições de identificar em poucos minutos os semáforos que apresentarem panes. “Hoje, a Agetran só toma conhecimento que algum sinal quebrou se alguém informar por telefone”, explica Jean Saliba. O projeto de modernização semafórico é financiado com recursos do Pró-Transporte, programa do Ministério do Transporte.

Além da troca dos semáforos da Zahran, a Prefeitura informou que está programada a instalação de cinco câmeras em locais de maior movimento como os cruzamentos : Zahran/Rui Barbosa; Mato Grosso/Via Parque; Afonso Pena/Rui Barbosa e Afonso Pena/Rubens Gil de Camillo. As informações e imagens serão transmitidas por fibra óptica para uma central de controle que funcionará na Agência Municipal de Transporte e Trânsito(Agetran).

Parte dos semáforos que serão substituídos vão ser reformados e reaproveitados em regiões fora da área central. Atualmente, a Agetran tem pelo menos 80 solicitações para sinalização semafórica, das quais 20 foram avaliadas tecnicamente e consideradas prioritárias.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS