Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Cotidiano Terça-feira, 06 de Outubro de 2009, 09:01 - A | A

Terça-feira, 06 de Outubro de 2009, 09h:01 - A | A

Estudo mostraria que terra em Dois Irmãos e Sidrolândia é indígena

Marcelo Eduardo - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Cerca300 indígenas Terena bloqueiam a BR-163 em Campo Grande (saída para Cuiabá) neste instante. Eles querem agilidade nos processo de demarcações de terras que consideram como suas na região da divisa entre Sidrolândia e Dois Irmão do Buriti (a sudoeste da Capital).

Estudos antropológicos já mostram que a terra realmente demonstra ancestralidade Terena onde hoje é tomada por fazendas de não-índios.

Um dos estudos é o do professor do curso de Ciências Sociais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Levi Marques Pereira em co-autoria com Jorge Eremites de Oliveira, doutor em História, que leciona pela mesma instituição de ensino.

Finalizado em 2003, a pesquisa “Perícia arqueológica, antropológica e histórica da área reivindicada pelos Terena para ampliação de limites da Terra Indígena Buriti, município de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, Mato Grosso do Sul, Brasil” foi desenvolvida para a Justiça Federal em Mato Grosso do Sul e constituiu-se em um trabalho de peritagem com o objetivo de avaliar se a área reivindicada pelos Terena para ampliação de limites da Terra Indígena Buriti era, de fato, de ocupação tradicional indígena, conforme estabelecido no Art. 231 da Carta Constitucional de 1988.

A conclusão da pesquisa, feita com todo rigor cientifico, é de que “as pesquisas arqueológicas, antropológicas e históricas atestaram tratar-se de uma terra de ocupação tradicional terena”.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

  Veja também:

    Indígenas bloqueiam rodovias BR-262 e BR-163

    Índios Terena param trânsito em BRs e pedem retomada de terras que consideram suas

    Índios devem liberar BR por meia hora

    BR bloqueada deve ser reaberta por 45 minutos, dizem índios

    Procurador não deve ir a manifesto indígena

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS