Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 10 de Abril de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 10 de Abril de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Bem-Estar

Corpo e mente em equilíbrio: Conheça os benefícios de praticar Tai Chi Chuan

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Essa suave luta marcial pode ajudar pessoas de todas as idades

iStock

ColunaBem-Estar

O Tai Chi Chuan é uma prática chinesa que foi criada com a inspiração do movimento dos animais. Tai significa algo como “o maior” ou “o mais alto”. Chi é a parte mais alta de um telhado e já Chuan representa “punho” o que refere a um “soco” e seu movimento. A combinação de palavras compreende essa arte marcial que se baseia em movimentos fluídos e cíclicos.


É uma prática que precisa de grande atenção mental. O Tai Chi Chuan é um exercício que se realiza de forma lenta e suave. Além da mente e dos músculos, essa atividade requer respiração profunda. As posturas fluem de uma para outra. Por ser um exercício de baixo impacto, é recomendado para todas as idades e condições físicas.


A prática chinesa beneficia o corpo de diversas formas. Ela alonga os tendões e também aumenta a flexibilidade e a força muscular. Melhora o ritmo cardíaco e estabiliza a pressão arterial. É capaz de diminuir dores e tranquilizar o sono. O Tai Chi Chuan ajuda a desenvolver a coordenação motora e a percepção corporal bem como melhorar o equilíbrio.


Além de todos esses benefícios físicos, também há os mentais. Como dito, é preciso de bastante foco para a prática. Ela assim estimula a concentração e traz um sentimento de paz mental. Com suas sequências, ela estimula a memória. Tem a capacidade de diminuir o estresse e a ansiedade. É uma atividade que pode também combater a depressão.


Muitos chineses praticam o Tai Chi Chuan logo pela manhã. É uma boa forma de se começar o dia. No Brasil também é comum ver grupos praticando nos parques bem cedo. Algumas escolas brasileiras já adotaram a prática para ajudar seus alunos tanto no desenvolvimento físico quanto no mental.


A prática também é um meio de socialização principalmente para pessoas idosas que moram sozinhas. Essas pessoas podem praticar a arte marcial e socializar com os demais de forma calma e ativa ao mesmo tempo. É importante cuidar do corpo e da mente e ainda participar de uma prática coletiva. Os que estão em processo de reabilitação física por qualquer motivo também podem ter bons resultados com a prática.


Essa arte marcial é um exercício que pode ajudar pessoas de todas as idades. Um profissional formado em faculdade de educação física pode ajudar as pessoas a encontrarem os tipos de atividades físicas ideais para seus propósitos e condições físicas. Assim como um profissional da faculdade de psicologia pode auxiliar em outros pontos da saúde mental. É fundamental encontrar uma prática que dê prazer e ajude a parte mental e corpo de maneira equilibrada.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS