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Está com insônia? Tomar um chá pode ajudar

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Chás para dormir atuam no sistema nervoso central, relaxando o corpo

iStock

ColunaMarcoEusébio

Dormir não tem sido fácil para muitos brasileiros. Excesso de preocupações, medos e ansiedade são fatores que aumentaram durante o período de isolamento social, o que resultou na piora do sono de muita gente.


Apesar de ser um problema sério, não precisa ser resolvido necessariamente com o uso de medicamentos. Existem alguns chás que podem auxiliar na melhora da qualidade do sono e que atuam no combate à insônia.


A maior parte dos chás para dormir atua no sistema nervoso central. Por isso, a recomendação é que sejam consumidos, aproximadamente, 250 ml de chá, cerca de uma hora antes de ir para a cama, para que dê tempo de as substâncias relaxarem o corpo.


No entanto, nem todos os chás atuam com essa função – alguns podem até piorar a condição, reforçando um estado de alerta e prejudicando o sono. Para não ter dúvidas, veja abaixo cinco chás que vão te ajudar a adormecer.


Chás reconhecidos como benéficos ao sono


Chá de camomila
É popularmente utilizado para acalmar, sendo indicado para situações de estresse, mas também de insônia. A camomila é rica em apigenina, um antioxidante que se liga a receptores no cérebro, que promovem sonolência e reduzem a insônia.


Chá de lavanda
O chá de lavanda possui um cheiro relaxante que acalma uma mente agitada, e seu efeito pode ter impacto no humor, promover a sensação de bem-estar e tranquilidade, facilitando também o sono.


Chá de capim-limão
O capim-limão pode oferecer uma noite de sono melhor, por conter propriedades calmantes e um leve efeito sedativo. O capim-limão ainda relaxa o sistema circulatório e elimina o excesso de calor do sangue.


Chá de passiflora
Também conhecida como a planta do maracujá, a passiflora possui propriedades que atuam no sistema nervoso central, como flavonoides, alcaloides e saparinas, que têm efeito sedativo, calmante e sonífero. Por isso, é utilizada no tratamento de ansiedade, tensão nervosa, insônia e dificuldade de concentração.  


Chá de Hortelã-pimenta
A hortelã é um calmante natural, que pode ter um efeito potente sobre o estresse. Outra vantagem é que relaxa os músculos, e isso proporciona um alívio para a indigestão – um dos motivos recorrentes de insônia.


Hábitos que ajudam a ter uma boa noite de sono
Apesar dos inúmeros benefícios do chá, ele precisa ser encarado como um complemento a uma rotina que beneficie a melhora do sono. Para isso, práticas como estabelecer um horário para dormir, reduzir a exposição à luz e a telas, buscar um relaxamento físico e mental duas horas antes de deitar e até o conforto de colchão e travesseiro são meios que vão potencializar os efeitos tranquilizantes dos chás.

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