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Melhor condicionamento físico: conheça exercícios para melhor desempenho corporal e qualidade de vida

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Escolha da atividade física adequada para cada estilo de vida é fundamental para melhoria da saúde física e emocional

iStock

ColunaBem-Estar

Sabemos que o sedentarismo causa vários problemas na saúde das pessoas. Dessa forma, tem se observado a busca de melhoria no condicionamento físico, através de orientações de profissionais especializados. Tanto é que essa proposta tem aumentado o número de praticantes de atividade física nas academias e mesmo fora delas, mas a série de exercícios sempre deve ser realizada com cuidado e conforme as condições físicas de cada indivíduo, sempre levando em consideração a alimentação e os hábitos pessoais para que possa atingir um desempenho satisfatório.


Existem vários tipos de atividades físicas, e cada pessoa deve buscar a que melhor se adapta ao seu estilo de vida.

• Treino HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade): indicado para atletas de corrida, jogadores de futebol, praticantes de musculação, entre outros; são exercícios de alta intensidade corporal para melhoria na agilidade e ganho de força física. Esse tipo de exercício traz maior tônus muscular, favorecimento na capacidade aeróbica e anaeróbica, na frequência cardíaca e no consumo de oxigênio durante a prática do exercício, entre outras vantagens.
• Yoga: além do bem-estar físico, essa atividade propõe a melhoria psicológica do praticante. Atividade indicada para praticantes de corrida e de lutas, além de ciclistas, frequentadores de academia, dançarinos, praticantes de escalada, entre outros. Essa prática garante a melhoria da flexibilidade e do tônus muscular, auxilia no controle emocional, no aumento da concentração, na agilidade de raciocínio e na autoconfiança, além da resistência física e mental.
• Pilates: indicado para praticantes de corrida, natação, dança, musculação, golfe, tênis, entre outros. Prática física que contribui com o tônus muscular, flexibilidade, alongamento, equilíbrio, coordenação motora, além de promover o realinhamento da coluna, o fortalecimento abdominal e a respiração correta. Também auxilia na manutenção da postura correta e fortalece a musculatura e as articulações.
• Natação: indicada para os praticantes de corrida, ciclismo, musculação, esportistas de aventura e resistência. Considerada uma atividade mais completa, os exercícios são realizados dentro da água, estimula a melhoria postural, a capacidade aeróbica, a flexibilidade e a circulação sanguínea, com a garantia de um melhor alongamento, força e tônus muscular, inclusive a correta respiração, o controle de peso e a recuperação de lesões.
• Treinamento funcional: indicado para todos os atletas que buscam melhorar o desempenho. Essa atividade estimula de forma completa vários grupos de músculos, trabalha a força, a resistência e o condicionamento físico, contribui para a perda de peso e o ganho da massa magra, assim como o funcionamento dos sistemas corporais. Auxilia na coordenação motora, principalmente no equilíbrio e no correto movimento do corpo, com o favorecimento da agilidade. Destaque para a inclusão do levantamento terra na rotina do treinamento funcional, visto ser um excelente exercício para ganho de força e massa muscular, porém devem ser levadas em consideração as necessidades individuais de cada atleta, visto que muitos fatores devem ser considerados.

 

Não há dúvidas de que as atividades físicas colaboram com o condicionamento físico e o funcionamento do sistema cardiovascular, inclusive com o fortalecimento dos órgãos, evitando diversas doenças cardiovasculares, sem contar a melhora do bem-estar emocional e a qualidade de vida. O ideal é começar aos poucos e persistir diante das dificuldades, mas sempre com as devidas orientações dos profissionais qualificados.

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