Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 17 de Julho de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 17 de Julho de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Bem-Estar

Mofo e bolor: 3 dicas para eliminar os fungos da sua casa

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Esses microrganismos são mais propensos a se desenvolver no inverno, devido ao clima mais frio e úmido

iStock

ColunaBem-Estar

O frio do inverno também traz consigo um risco mais elevado de alguns tipos de fungos se proliferarem em nossas casas. O mofo e o bolor, que são os mais comuns, se proliferam pelo ar e crescem com facilidade em lugares úmidos e com baixa temperatura, por isso as chances de se multiplicarem nesta época do ano são consideravelmente maiores. Além de danificarem móveis e outros componentes da casa, também são altamente prejudiciais para a saúde, deixando os moradores mais suscetíveis a doenças respiratórias e crises alérgicas.


Grande parte dos cuidados para prevenir a proliferação desse tipo de microrganismo envolve uma boa higienização da casa. Confira algumas dicas básicas de como eliminar de vez os fungos do seu lar.


Mantenha a casa sempre arejada
Como enfatizado, o mofo e o bolor adoram ambientes escuros e úmidos, então o primeiro passo para evitar sua proliferação é manter a casa bem arejada. No inverno, a tendência é que deixemos portas e janelas fechadas para nos proteger do frio, mas é aí que está o perigo.


Além de ser importante que o ar corra livremente pela casa, isso também permite que o sol entre na casa, outro ponto importante na prevenção de fungos. A circulação do ar também é importante na prevenção de doenças, então não deixe de manter suas janelas abertas.


Mantenha a casa sempre limpa
A faxina também é um passo indispensável desse processo, principalmente nos cômodos mais úmidos, como cozinha e banheiro. O ideal é nunca deixar que a sujeira se acumule em nenhuma parte da casa, além de lavar cortinas, capas de sofá, cobertores e outros itens derivados com frequência.


Muitas vezes, o mofo se manifesta primeiro nos cômodos mais úmidos e acaba alcançando os demais através das paredes, então ao manter tudo bem limpo, você evita que isso aconteça.


Elimine o mofo já existente
Caso o mofo já tenha começado a se manifestar na sua casa, seguir as dicas anteriores é importante para evitar que continue se multiplicando, mas também será necessário eliminar o que já apareceu. Na maioria das superfícies, o uso de vinagre ou água sanitária é o suficiente para eliminar as manchas, sempre escovando a área afetada com uma escova que tenha cerdas macias.


Já para remover de outros tipos de materiais, como a madeira, por exemplo, será necessário lixar a superfície afetada. Utilizar uma lixadeira orbital é a forma mais fácil, já que é possível lixar sem esforço e com diversas velocidades diferentes. Após a remoção completa, passar um pouco de verniz na madeira também ajuda a preservar o móvel.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS