Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Bem-Estar Sábado, 19 de Setembro de 2020, 12:13 - A | A

Sábado, 19 de Setembro de 2020, 12h:13 - A | A

Coluna Bem-Estar

O efeito dos esportes no combate à ansiedade

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Considerada uma das doenças mais comuns da atualidade, a ansiedade pode ser controlada com a ajuda de esportes

Divulgação

ColunaBem-Estar

Os benefícios dos esportes já são bastante reconhecidos. Muitas pessoas escolhem, todos os anos, uma academia ou escola de outras atividades físicas para começar uma nova prática, tanto pela diversão quanto pelos efeitos que isso tem na saúde física. No entanto, essas não são as únicas vantagens que os atletas têm. Além de cuidar do corpo, os esportes também são muito importantes para preservar ou melhorar a saúde mental.

Autoestima
Um dos principais efeitos que os esportes podem trazer para a questão psicológica é a melhora da autoestima. E, ainda que muitas pessoas comecem uma nova atividade para perder medidas, isso não é o único benefício. Ter a compreensão que ao fazer uma atividade física você estará cuidando de si mesmo já se torna um importante autocuidado, ajudando na sensação de se dar valor e respeito.

Além disso, o esporte pode ajudar a  saciar o desejo de comer alimentos que não são saudáveis, diminuindo a sensação de cansaço e desânimo que podem estar ligadas aos efeitos desses produtos.

Concentração
A concentração também pode ficar muito mais focada durante a prática de certas atividades físicas. De natação a airsoft, são várias as modalidades em que a pessoa pode aliviar e acalmar a mente durante a prática.

Aliás, em muitos casos uma atenção plena é essencial para que o atleta tenha o melhor desempenho. Por isso, além de desenvolver habilidades físicas, o esporte ajuda a ter outras habilidades.

Melhora do humor
O corpo humano libera naturalmente mais dopamina e serotonina durante a prática de exercícios físicos. Esses hormônios estão ligados à sensação de felicidade e alegria, diminuindo os sintomas de depressão e ansiedade.

Essas sensações positivas também ajudam a evitar compulsões, seja por compras, comida ou por quaisquer outros hábitos que prejudicam a saúde física, mental e até mesmo financeira do indivíduo.

Socialização
A possibilidade de socialização que o esporte oferece também é um dos benefícios importantes no combate à depressão e ansiedade. Até mesmo nas atividades consideradas mais “solitárias”, ao se desenvolver um hobby o ser humano costuma criar novos vínculos com outras pessoas que tenham gostos parecidos, ampliando seus círculos afetivos e sua potencial rede de apoio para os momentos de tristeza.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS