Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 08 de Setembro de 2019, 11:57 - A | A

Domingo, 08 de Setembro de 2019, 11h:57 - A | A

Coluna Bem-Estar

Seis mitos e verdades sobre alergias respiratórias

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Doenças do tipo afetam cerca de 30% da população brasileira

Divulgação

ColunaBem-Estar

De acordo com a  Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI),  30% dos brasileiros sofrem de alergias respiratórias. Falta de ar, coriza, irritação nos olhos e espirros são frequentes para quem possui este quadro. As mais comuns são a rinite e a asma, duas doenças inflamatórias crônicas, provocadas normalmente por agentes alérgicos, como ácaros, mas também agravadas pela poluição e tempo seco. Abaixo, confira seis mitos e verdades sobre essas alergias respiratórias.

1 .  Cigarro pode agravar o quadro dos alérgicos

VERDADE. O tabagismo, como se sabe, causa diversos danos à saúde. Entre eles, a piora do quadro de quem possui alguma crise alérgica respiratória. Isso acontece porque o cigarro irrita e inflama a mucosa nasal e contribui para deixar a região mais sensível, piorando os casos de alergia.

2. São vários os fatores que podem desencadear crises alérgicas

VERDADE. Cada caso possui uma especificidade. As crises podem ser provocadas em 50% por fatores hereditários e 50% por agentes alérgenos, como ácaros, pelos de animais, mofo, fungos, perfumes, poluição, medicamentos e produtos de limpeza. Por este motivo é tão importante o diagnóstico de algum médico para saber qual é o tratamento apropriado.

3. É necessário ter muito cuidado com o ambiente que o alérgico frequenta

VERDADE. Como já citado, crises de rinite alérgica, por exemplo, podem ser desencadeadas por agentes externos presentes no ambiente. Portanto, é importante reduzir o contato com a substância que causa a alergia, além de higienizar corretamente a casa com um pano úmido e um aspirador de pó ao invés de uma vassoura.

4. Só o frio desencadeia crises alérgicas

MITO. Durante o período mais frio e seco, existe sim uma maior propensão de se ter crises alérgicas, mas elas podem ocorrer em qualquer época do ano, sobretudo porque os fatores que provocam os problemas respiratórios são variados. Essa condição, portanto, pode alterar de pessoa para pessoa, dependendo do diagnóstico.

5. Os remédios só devem ser tomados nas crises

MITO. Em muitos casos, tomar os remédios apenas nas crises pode não ter o efeito desejado. A princípio o paciente pode ter uma melhora no quadro, mas o importante é seguir um tratamento recomendado pelo médico e tomar os medicamentos de acordo com o cronograma estabelecido.

6. Quem tem asma não pode fazer exercícios

MITO. Os asmáticos devem ter mais cuidado durante a prática de atividade física, mas não significa que não devam se exercitar. O exercício moderado, inclusive, é recomendado para estimular o pulmão e melhor a capacidade de funcionamento do órgão. Nestes casos, sempre tenha os inaladores indicados pelo médico por perto.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS