Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 07 de Março de 2021, 11:53 - A | A

Domingo, 07 de Março de 2021, 11h:53 - A | A

Coluna Bem-Estar

Setor de alimentos orgânicos avança no Brasil

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba quais benefícios um alimento orgânico pode ter na sua saúde e como identificar um produto livre de agrotóxico

iStock

ColunaBem-Estar

Apesar de ter sido um ano marcado pelo avanço da pandemia no Brasil e no mundo, 2020 é um ano que merece também outro destaque, como, por exemplo, o avanço do setor econômico de orgânicos no país. O segmento cresceu 20% e alcançou faturamento aproximado de R$ 5,8 bilhões, segundo dados da Organis - Associação de Promoção dos Orgânicos.

Essa tendência de crescimento já era observada nos outros anos desde 2017, mas esse salto no consumo aponta uma tendência maior em interesses por sustentabilidade e a promoção de uma vida mais saudável. A aceleração no consumo de orgânicos rompeu a bolha dos grandes centros urbanos e se expandiu para cidades do interior do país e mostrou que os pequenos produtores de orgânicos estão prontos para suprir o aumento das demandas. Se ainda existia alguma dúvida sobre a capacidade da produção de orgânicos no país, ela foi derrubada pelos fatos.

A expansão de produtos orgânicos para grandes redes e para o comércio online também foi um destaque do setor. A Associação de Promoção dos Orgânicos prevê um crescimento de 10% no setor – um número conservador e comedido que depende de outras ações e que pode ser revisto, dependendo do cenário econômico.

Sem dúvidas, o que impulsionou ainda mais esse mercado foram as pessoas buscando cuidar melhor da sua saúde, na tentativa de melhorar a sua imunidade e aumentar sua resistência às complicações causadas pela infecção do coronavírus. Além da busca por uma alimentação balanceada, muitas pessoas passaram a se exercitar mais ou com mais frequência, o que elevou também a procura por suplementos alimentares diversos, como o BCAA, que contribui para uma dieta mais equilibrada em valor proteico.

Por que consumir alimentos orgânicos
Com a popularização do termo, muitas informações distorcidas são reproduzidas, sejam elas sobre o produto ou sobre sua cadeia de produção. As feirinhas populares de rua são um grande canalizador dos produtos orgânicos, pois as pessoas passaram a procurar outros canais de compra além de grandes redes de supermercado, seja para evitar ambientes fechados ou pela facilidade de ir até a feira no bairro.

Além de ser um alimento benéfico para a saúde pela pouca ingestão de produtos químicos, como os agrotóxicos, o benefício vai além do individual: ele é ambiental e coletivo. Outras cadeias se beneficiam da falta de agrotóxicos e outros produtos sintéticos, como animais e insetos polinizadores e os próprios produtores rurais, que não terão de se expor às toxinas. Por este motivo é importante não confundir a produção orgânica com outros termos em rótulos que passam a ideia de produto saudável, como “sem lactose”, “sem glúten" ou “integral”. Alguns produtos destas categorias são feitos parcialmente ou totalmente com matérias-primas que têm alta concentração de agrotóxicos e outras toxinas.

Outro motivo para os produtos orgânicos fazerem bem para a saúde é pelo respeito ao tempo natural da colheita e do crescimento do vegetal. Por serem produtos sem adição de fertilizantes e químicos, como foi explicado anteriormente, eles sempre estão na época adequada para plantio e para colheita, e isso faz com que ele seja mais rico em sabor e em vitaminas antioxidantes.

Não existem ainda estudos que comprovam que orgânicos são mais ricos em nutrientes, mas a não ingestão de uma alta concentração de agrotóxicos já é um grande benefício para a saúde e para uma melhora na qualidade de vida, já que, por outro lado, existem estudos que comprovam os malefícios do consumo de produtos com essa composição.  

Apesar de muitas pessoas não gostarem dos produtos orgânicos por serem menos atraentes visualmente, lembre-se que, além do benefício que ele trará para sua saúde, o vegetal, legume, fruta, tubérculo foi cultivado de uma forma que permite menos danos ao ecossistema, e isso vale muito.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS