Campo Grande/MS, Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Sábado, 28 de Novembro de 2020, 11h:32
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

4 dicas para garantir o uso seguro de botijões de gás em casa

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Confira como armazenar e quais os cuidados necessários para evitar acidentes

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Poder usar o fogão de maneira apropriada facilita muito as tarefas do dia a dia, permitindo o preparo de alimentos de maneira prática. Assim, entender como o gás chega na cozinha e quais as opções disponíveis é um ponto importante para quem está mudando de casa ou comprando um eletrodoméstico novo, permitindo adequar o abastecimento com a necessidade dos moradores e considerando os custos do fim do mês.

As duas opções disponíveis de abastecimento são o Gás Natural (GN), que vem encanado, e o Gás glp , comercializado em botijão. Este segundo tipo é usado pela maioria dos brasileiros, por conta da praticidade na hora de adquirir um botijão, além do custo mais baixo se comparado ao gás encanado. Além disso, com um ajuste rápido feito por um profissional, qualquer fogão pode ser abastecido com o uso do botijão de gás.

Apesar dos vários benefícios, algumas pessoas ainda ficam receosas em usar o botijão, por conta de relatos de acidentes envolvendo o item. É preciso lembrar que, se armazenado de maneira inadequada ou estiver em condições irregulares, seu uso pode, de fato, apresentar riscos. Assim, confira quatro dicas para garantir a segurança na hora de usar o botijão de gás, evitando acidentes.

Cuidados na hora de comprar
Na hora de adquirir um botijão de gás, é essencial fazer a compra apenas em revendedores confiáveis e devidamente cadastrados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que seguem normas rígidas de qualidade e segurança. Assim, é possível ter certeza de que o equipamento está funcionando de maneira correta, o que não é garantido quando o botijão é comprado em estabelecimentos clandestinos. Outro ponto importante é estar atento à data de validade do botijão, já que a data expirada indica que o produto não está mais apropriado para uso.

Coloque o botijão no lugar certo
O local onde o botijão de gás será armazenado é uma questão que deve ser tratada com cuidado, por estar diretamente ligada à segurança dos moradores. O mais indicado é colocar o botijão de gás em uma área externa ou em local bem arejado. Assim, caso haja um vazamento de gás, ele não ficará acumulado em um único cômodo, aumentando o risco de acidentes. Também é importante garantir que as outras partes do butijão, como a mangueira, não sejam submetidas a altas temperaturas, sendo inadequado o contato direto do equipamento com o fogão, por exemplo.

Cuidados com o equipamento
O botijão de gás precisa ser manuseado e armazenado com alguns cuidados, e o equipamento deve estar sempre em boas condições. Não é recomendado, em nenhuma hipótese, deixar o recipiente na posição horizontal. Muitas pessoas imaginam que assim será possível aproveitar o produto ao máximo, quando na realidade isso pode causar o vazamento de gás pela mangueira e danificar o regulador de pressão.

Faça o teste de vazamento periodicamente
O teste de vazamento é uma maneira simples de garantir que o produto não está apresentando nenhum risco. Para isso, ao conectar o regulador de pressão, basta passar uma boa quantidade de espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Caso apareça alguma bolha, significa que existe vazamento. Neste caso, o regulador deve ser desconectado e o procedimento, repetido. Caso as bolhas persistam, é necessário solicitar a troca imediata do produto.

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix