Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 17 de Março de 2019, 11:57 - A | A

Domingo, 17 de Março de 2019, 11h:57 - A | A

Coluna Casa e Decoração

5 canais no Youtube que ensinam a arte da marcenaria

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Vídeos exploram a criatividade e incentivam pessoas leigas a fabricarem seus próprios móveis

Istock Photos

ColunaCasaEDecoração

A marcenaria tem se tornado objeto de curiosidade de muitos interessados em ingressar na profissão e também de pessoas que utilizam as técnicas de forma amadora para reformar uma casa, por exemplo. Mas como  conseguir informação sobre o manuseio de ferramentas e materiais? Afinal, usar equipamentos como uma serra tico tico não é uma situação tão corriqueira. Para te ajudar nessa missão, existem alguns canais no Youtube que ensinam tudo o que você precisa saber para ser um marceneiro amador ou profissional. Confira:

1. Marcenaria Faça Você Mesmo
Elias Leão é o dono desse canal, que tem quase 90 mil inscritos. O intuito é ajudar os profissionais a fazer um serviço cada vez melhor. Para tanto, possui desde vídeos mais simples sobre como iniciar na marcenaria, até a projetar e usar as máquinas com segurança. Outro propósito é mostrar a evolução pela qual a profissão passou nos últimos anos. Hoje, há maior disponibilização de materiais e e precisa-se de menos máquinas para fazer determinados trabalhos.

2. Paloma Cipriano
Uma das pessoas com maior número de inscritos nesse universo é justamente uma mulher. Paloma Cipriano é conhecida como “a menina pedreira de Sete Lagoas” e tem mais de 600 mil inscritos em seu canal. Seu vídeo mais acessado, por sua vez, tem quase 7,5 milhões de visualizações. A jovem dá dicas sobre construção civil, incluindo técnicas para assentar azulejo, instalar pastilha de vidro, furar parede, entre outras. Há também informações sobre o uso de materiais como concreto e madeira. Por estar em um universo majoritariamente masculino, é comum receber comentários machistas, mas o fato não a desanima.

3. Oficina de Casa
O Oficina de casa é um dos canais mais tradicionais de marcenaria no Youtube. Há sete anos dá dicas na pegada do “faça você mesmo”. Fabricação de móveis, ferramentas, matérias-prima e passo a passo para fazer produtos em madeira são temas recorrentes na programação. Em função de todo esse sucesso, recentemente o canal também disponibilizou um curso online de marcenaria para todos os interessados no assunto. Atualmente, o Oficina de casa tem 553.628 inscritos.

4. Marcenaria Amadora
Quem está à frente do Marcenaria Amadora é o marceneiro Rodrigo Pioto. O objetivo do profissional é fazer vídeos com foco em utilização de máquinas e ferramentas. O foco do youtuber, no entanto, é mostrar que para ingressar nesse mundo você não precisa ter equipamentos top de linha para construir peças amadoras. Com um pouco de treino e dedicação você consegue chegar a resultados muito satisfatórios. O canal conta atualmente com 162 mil inscritos.

5. Adilson Pinheiro
Adilson Pinheiro tem 313 mil inscritos em seu canal. Seu grande propósito é formar pessoas. Para tanto, faz vídeos sobre as diversas técnicas da marcenaria, como o processo de calcular peso de estrutura de madeira, de selecionar tintas e vernizes, de remover cola, entre outras dicas. Ele também ensina a operar ferramentas e tem tutoriais para quem quer fabricar móveis específicos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS