Sábado, 20 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 22 de Agosto de 2021, 11:58 - A | A

Domingo, 22 de Agosto de 2021, 11h:58 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Como incorporar a fita de LED na decoração

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Fitas de LED são opção econômica e versátil para iluminar ambientes

iStock

ColunaCasaEDecoração

A  decoração de ambientes teve um boom no último ano. Com mais pessoas ficando em casa, surgiu a necessidade de tornar o espaço domiciliar mais aconchegante e funcional, preparado para a nova realidade de home office. Por causa das medidas de restrição, muita gente teve de colocar a mão na massa. O movimento Do it yourself (Faça você mesmo, em tradução livre) ganhou vários seguidores durante a pandemia, que aprenderam desde trocar uma lâmpada até fazer pequenas reformas.

O quesito iluminação foi um dos que mais cresceram em interesse. Afinal, a maioria das residências não tinha um escritório adequado – que exige um nível de iluminação maior do que outros cômodos, variando entre 500 e 1.000 lux – e precisou criar novos pontos de luz. Além disso, a iluminação também tem sido utilizada para personalizar os ambientes. Por exemplo, colocar uma luz quente (amarela) no quarto cria uma sensação de relaxamento – perfeito para quando você está indo dormir.

Com a maior procura por uma iluminação adequada, também surgiram novas formas criativas de incorporá-la à decoração. Nesse sentido, as luzes de LED viraram tendência de decoração e têm se tornado cada vez mais populares, uma vez que são econômicas, versáteis, leves, flexíveis e fáceis de instalar. Podemos usá-las para a iluminação de paredes, cabeceiras de cama, painéis de TV, espelhos, escadas e tudo mais o que a imaginação permitir.

Existem diversas maneiras de usar as fitas de led em ambientes domésticos, seja para fins estéticos ou funcionais. No quarto, é fácil dar cara nova para uma prateleira: basta prender as fitas na parte de trás ou embaixo desta, a fim de adicionar um pouco de drama à decoração. Na cozinha, o uso mais comum é na forma de iluminação da bancada. E não se preocupe com o encaixe, pois a fita de LED pode ser cortada no ponto certo com uma tesoura ou alicate, fazendo com que tenha a medida adequada.

As fitas de LED têm uma ótima relação custo-benefício. Além do preço atrativo, elas têm baixo consumo de energia elétrica, então dá para usar em vários cômodos da casa, sem se preocupar, e são mais duráveis que as lâmpadas comuns. Por fim, as fitas de LED são extremamente versáteis e podem ser usadas para iluminar e decorar qualquer espaço facilmente. Hoje, elas estão disponíveis em vários formatos, tamanhos e cores.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS