Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 04 de Setembro de 2021, 15:56 - A | A

Sábado, 04 de Setembro de 2021, 15h:56 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Conheça o design biofílico, tendência que ajuda a aumentar o bem-estar

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Decorar própria casa com inspiração na natureza pode ajudar também na concentração e no foco

iStock

ColunaCasaEDecoração

A decoração do lar tem tudo a ver com as sensações que a casa transmite aos moradores e também aos visitantes. Desde o início da pandemia, em 2020, quando o mundo parou e o isolamento social foi instaurado, muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. E, justamente por isso, sentiram esse impacto da decoração no dia a dia, o que motivou muitos a investir em uma nova decoração – e uma das novidades dessa área é o design biofílico, isto é, trazer mais natureza para dentro de casa. Trata-se de uma tendência recente no mundo da decoração, que pode ser muito benéfica para o bem-estar.


 Betina Alves, doutora em ciências biológicas, reforça que “o contato com a natureza alivia o estresse e libera hormônios, como dopamina e serotonina, no corpo; é como se nos regenerássemos a cada contato”. Um estudo guiado pelo professor Reuber Albuquerque Brandão mostra que o contato de seres humanos com a natureza, de fato, aprimora a saúde, reduzindo estresse e aumentando sentimentos positivos.


A pesquisa levou em consideração 33 pessoas antes e depois de uma caminhada de meia hora no parque, em contraste com uma caminhada de meia hora no centro da cidade. Segundo os próprios participantes, a exposição ao ambiente urbano diminuiu a felicidade, sendo relatadas mais energias negativas. Ao mesmo tempo, a caminhada no parque aumentou a felicidade e propagou mais sentimentos positivos.


Mas, afinal, como decorar a sua casa com base em um design biofílico?


 A primeira coisa é investir em plantas. Escolha plantas que melhor se encaixem no ambiente em que você vive e também no seu tempo e disposição para cuidar delas – caso você seja uma pessoa que se esquece frequentemente de aguar as plantas, prefira plantas do tipo suculentas. As plantas purificam o ar, deixando-o mais fresco, e absorvem toxinas, podendo melhorar o foco e a concentração.


Outra coisa importante é aproveitar a iluminação natural no ambiente, de maneira que ele não fique extremamente iluminado. Prefira janelas maiores e cortinas em tons claros para filtrar melhor o sol, quando necessário. A ventilação natural também é fundamental.


O design biofílico também leva em consideração as cores, que ficam entre verde, tons de madeira e terrosos, além de objetos feitos de materiais naturais. Madeira, algodão e palhinha podem ajudar muito – inclusive, para criar um ambiente muito mais aconchegante e promissor.


Uma vantagem importante desse tipo de design é a facilidade de decorar a casa neste estilo (aliás, essa é uma grande arte da decoração: a possibilidade de adaptar a sua casa quando quiser!). Para que fique perfeito, você pode contratar um arquiteto e um design de interiores, equipados com ferramentas como pistolas e outras, que auxiliam na montagem de móveis próprios para o design biofílico. Com um projeto pensado na harmonia do espaço, das cores, dos móveis e dos objetos decorativos, a sua casa ficará perfeita!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS