Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 06 de Março de 2021, 12:12 - A | A

Sábado, 06 de Março de 2021, 12h:12 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Conheça os principais tipos de piso e saiba escolher o ideal para seu espaço

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Com muitas opções no mercado, é difícil escolher o piso para sua casa; confira nossas dicas para fazer o melhor investimento

iStock

ColunaCasaEDecoração

Quando se trata de revestimentos de piso para casa, não há opções certas ou erradas, mas, sim, mais ou menos adequadas para o ambiente em questão. Portanto, caso você esteja em busca do melhor piso, é importante conhecer as opções do mercado e para quais necessidades elas são destinadas.

Não é apenas o apelo estético que importa nem o preço do material: há uma série de fatores a serem observados. Com isso, preparamos um conteúdo especial para te ajudar no momento da aquisição do melhor revestimento para sua casa. Confira.


O que considerar antes de escolher o revestimento
Antes de encontrar um revestimento bonito e apontá-lo como o ideal para sua casa, considere alguns fatores cruciais para que o material supra todas as suas necessidades.

Finalidade do cômodo
Antes de tudo, considere a finalidade do cômodo onde o piso será instalado. Trata-se de banheiro ou cozinha, que geralmente têm grande incidência de água? É um ambiente externo, à mercê das condições climáticas, ou interno, que não sofrerá fortes atritos?

Além disso, o ambiente deve ter um aspecto mais ou menos acolhedor? Definir este ponto é importante para decidir a temperatura ideal do piso, isto é, a sensação do toque do material. Há revestimentos frios, que têm um aspecto de frescor, ajudando na sensação de diminuição de temperatura do ambiente, e também os quentes, que não permitem muita passagem de calor, promovendo um equilíbrio maior entre a temperatura da pele e a do material.

Limpeza do piso
A limpeza e a manutenção do material é muito importante para sua conservação. Portanto, antes de escolher o revestimento, considere qual tipo de manutenção ele requer e se ela está dentro das suas possibilidades de cuidado.

Estética do revestimento
Harmonizar todo o ambiente é o que todos buscam ao construir ou decorar seu espaço. Assim sendo, considere o projeto decorativo para o cômodo em questão ao escolher o piso. Qual material orna melhor com os móveis e as paredes? A proposta do cômodo exige pisos que tenham qual aspecto?

Instalação do piso
Cada tipo de revestimento exige um tipo de instalação, que pode ser mais ou menos complexa. Algumas opções podem ser instaladas pelo próprio morador, enquanto outras requerem mão de obra especializada.

Tipos de piso mais comuns
Conhecendo suas necessidades, saiba quais são os tipos de revestimento de piso mais famosos e suas especificidades.

Vinílico
O piso é recomendado para áreas internas, já que não pode ter muito contato com água. Sua durabilidade é alta e ele é muito resistente. Além disso, sua manutenção é simples: basta passar um pano úmido sobre ele. O bom é que ele não mancha.

Contudo, apesar de resistente, ele pode ser arranhado. Portanto, arrastar móveis ou deixar cair objetos pontiagudos pode marcar o piso.

Laminado
Ele tem o aspecto de um carpete de madeira e também é recomendado para áreas internas. A manutenção do material também é fácil: pode ser feita com um pano úmido. No entanto, não é bom que o piso tenha contato com muita água, já que esta pode deformar o material.

No mais, tem boa durabilidade, resistência, ótimo custo-benefício – principalmente, se comparado a outros pisos – e fácil instalação.

Madeira
A madeira traz uma gama maior de possibilidades de aspecto para o cômodo. Isso porque pode receber acabamento brilhante, acetinado ou fosco. Ela é de fácil limpeza e tem ótimo conforto térmico e acústico.
No entanto, o material é facilmente riscado, então demanda cuidado. Sol e água em excesso podem alterar o aspecto, ou seja, evite-os onde a madeira for instalada. O custo médio para colocar o material no seu espaço é mais alto em comparação com outros tipos.

Cerâmica
O piso cerâmico é ideal para ambientes internos e externos, e é muito resistente à água. No entanto, por ser um piso liso, fica muito escorregadio quando molhado. O material também conta com muitas opções de acabamento, já que pode ter diferentes cores e texturas. Ademais, sua instalação é mais delicada, já que o material é delicado. Contudo, o resultado compensa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS