Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 26 de Setembro de 2021, 11:58 - A | A

Domingo, 26 de Setembro de 2021, 11h:58 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Decoração neutra é tendência que nunca sai de moda

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Toque de cor fica por conta de móveis e objetos; saiba como aplicar

iStock

ColunaMarcoEusébio

A decoração neutra está longe de ser considerada sem graça, podendo trazer leveza e sofisticação para os mais diversos ambientes. Do branco ao bege, é possível escolher dentre uma variedade de cores que se adaptam mais facilmente aos seus móveis e objetos.

As cores neutras dão a sensação de amplitude e luminosidade quando utilizadas em tons mais claros, sendo ideais para espaços pequenos e pouco iluminados. Por isso, essa é a escolha feita por muitas pessoas que buscam praticidade e economia na hora de decorar.

Além desses benefícios práticos, a decoração neutra proporciona um visual que aparenta tranquilidade, ideal para um bom descanso após um dia de trabalho. Portanto, o tipo de decoração faz muita diferença no modo como a pessoa vivencia o ambiente ao seu redor.

Quer incorporar a decoração neutra à sua casa? Aqui vão algumas dicas para não errar e deixar os seus cômodos mais aconchegantes.

Adicione texturas
Algo importante a se considerar quando você opta pela decoração neutra é incorporar o máximo de texturas possível. Isso deixa o ambiente mais interessante, já que as cores não são o principal aspecto desse tipo de design de interiores. Considere metais quentes, como o bronze, ou elementos de madeira natural. O piso porcelanato de madeira é uma ótima opção para substituir a matéria-prima natural, além de ser mais fácil de instalar e de manter.

Invista na decoração
A maneira mais fácil de adicionar um pouco de cor à sua decoração neutra é inserindo objetos e móveis coloridos, como, por exemplo, almofadas, mantas, banquinhos, mesinhas laterais, entre outros. A escolha vai depender muito de como você quer o seu ambiente: verdes e azuis são melhores para criar ambientes mais frios; se precisar de um pouco de calor, os tons terrosos, como vermelho e amarelo, são ótimas opções.

Mude de estilo quantas vezes quiser
As cores neutras possibilitam que você altere os móveis e os elementos de decoração, sem ter de se preocupar em pintar as paredes. Uma vez que você não está preso a uma cor, pode personalizar qualquer ambiente como quiser. Cansou do estilo atual da sua sala? Sem problemas! Mudando um móvel e os itens decorativos, é possível dar uma cara nova para qualquer espaço.

Menos é mais
Como já dissemos antes, as cores neutras dão a sensação de tranquilidade. Para manter essa sensação, no entanto, é preciso manter o espaço organizado, evitando a bagunça e o acúmulo de objetos pelos cantos. Menos é mais, como diria Marie Kondo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS