Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Casa e Decoração Segunda-feira, 03 de Janeiro de 2022, 12:33 - A | A

Segunda-feira, 03 de Janeiro de 2022, 12h:33 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Dicas de decoração simples e prática para apartamento pequeno

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Escolher móveis ideais deixa apartamento confortável e funcional

iStock

ColunaCasaEDecoração

Quem já visitou um apartamento mais antigo percebeu que ele é bem maior do que aqueles encontrados hoje em dia. Isso é um fato: o tamanho dos imóveis diminui ao longo dos anos. O tamanho médio de um apartamento de dois quartos atualmente está na casa dos 50 metros quadrados. Pequeno, certo? Ainda mais se considerarmos uma família de três pessoas.

Portanto, escolher os móveis e itens de decoração ideais para um apartamento pequeno é algo muito importante para deixá-lo, ao mesmo tempo, confortável e funcional. Não adianta, por exemplo, comprar um sofá enorme, retrátil e reclinável e uma TV de 50 polegadas se a sua sala é pequena. Pode não sobrar espaço suficiente para a circulação das pessoas, ou mesmo não ser agradável aos olhos.

O ideal é aproveitar todos os espaços. Para isso, você pode optar pelos móveis planejados, que consideram o tamanho dos cômodos, assim como as medidas dos móveis que vão ser inseridos, de modo que tudo encaixe perfeitamente. É uma ótima opção para apartamentos pequenos, visto que dá para pensar em soluções criativas para otimizar o espaço.

Se você mesmo for decorar o apartamento, siga algumas dicas fáceis. Utilizar cores claras é fundamental. Enquanto as cores escuras tendem a fazer os espaços parecerem menores, as cores claras dão a sensação de amplitude, ainda mais se houver espelhos pelos cômodos. Isso não quer dizer que você não possa usar um tom mais escuro. Uma parede em uma cor diferente pode deixar a decoração interessante.

Mantenha a organização. Afinal, objetos espalhados pelo chão dificultam a circulação. Prateleiras e nichos são aliados para deixar os itens organizados e, assim como os armários aéreos, podem ser instalados nas paredes. É uma ótima forma de economizar espaço.  Invista em cestas organizadoras e monte um esquema de classificação, para saber onde cada coisa está.

Escolha móveis simples, pois eles deixam um apartamento minúsculo mais espaçoso. Antes de comprar um guarda-roupa de casal enorme, por exemplo, pense em como ele vai ficar no seu pequeno quarto. Vai permitir o mínimo de circulação? Vai deixar o clima meio claustrofóbico? Às vezes, menos é mais.

A funcionalidade é muito importante na decoração de espaços pequenos; portanto, considere o uso de mobiliário multifuncional para economizar espaço. Você pode usar mesas de centro com armazenamento, um sofá-cama em vez de um sofá tradicional para servir como cama extra para os hóspedes e uma mesa dobrável.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS