Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 29 de Março de 2020, 11:58 - A | A

Domingo, 29 de Março de 2020, 11h:58 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Geração millennial prefere alugar a comprar imóvel

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Pesquisa aponta que a escolha é influenciada pela busca por flexibilidade

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

A casa própria já foi o sonho de pessoas de muitas gerações diferentes, que guardavam dinheiro e se preparavam durante boa parte da vida para comprar seu próprio imóvel. Para as novas gerações, entretanto, esse cenário mudou, e as prioridades se deslocaram para outros pontos.

Mobilidade e flexibilidade ganharam cada vez mais espaço na vida. Para a geração millennial, também conhecida como geração Y, alugar um imóvel é considerada a melhor opção. Com pessoas nascidas entre 1981 e 1996, aproximadamente, o grupo compreende principalmente jovens adultos, que cresceram e se desenvolveram em um período de avanço tecnológico e grandes mudanças no mercado de trabalho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Today, 80% das pessoas que fazem parte dessa geração preferem alugar ao invés de comprar um imóvel. O ambiente online tem um grande peso nisso, já que cerca de 90% dos compradores usam sites ou plataformas de ofertas pela internet no processo de aquisição de imóveis.

A preferência pelo aluguel ao invés da compra é um movimento que reflete vários fatores. O foco na vida profissional e a busca por experiências pessoais deixam o imóvel próprio em segundo plano. Além disso, a flexibilidade de mudança de endereço possibilita oportunidades diferentes no mercado de trabalho, o que é considerado muito positivo para a geração millennial. Na mesma pesquisa, foi constatado que 41% dos millennials podem deixar o trabalho em que estão após dois anos, o que torna a possibilidade de se mudar facilmente ainda mais atrativa.

Questões relacionadas ao aumento do custo para se viver em uma grande cidade também pesam muito na hora de decidir pela compra ou aluguel da moradia. Muitos jovens adultos preferem usar o transporte público, como metrô e ônibus, ao invés de comprar um carro. Dessa forma, há uma busca melhor por imóveis bem localizados, que permitam maior facilidade no deslocamento. Por isso, apartamentos, lofts e casas em regiões centrais e com bom acesso a transporte público são extremamente caros, tornando o aluguel uma alternativa muito mais viável.

Mesmo assim, esse comportamento não é regra, já que 22% ainda têm a casa própria como a maior prioridade. Para eles, a busca por um apartamento à venda começa a partir dos 30 anos de idade, quando sua posição no mercado de trabalho já está mais consolidada.

 

 



 


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS