Campo Grande/MS, Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2022, 12h:36
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Instalações elétricas exigem cuidado redobrado

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Acidentes podem ser evitados quando profissional qualificado em eletricidade é contratado para executar serviço

iStock

ColunaCasaEDecoração

Ao iniciar uma reforma em um imóvel, seja residencial ou comercial, todos os cuidados são necessários para a durabilidade da obra. A instalação elétrica é um dos pontos aos quais se deve ter mais atenção, pois, com uma instalação mal feita, pode ocorrer diversos acidentes, tais como choque elétrico, incêndio e curto-circuito.


Normalmente, uma reforma é feita com planejamento financeiro, e, neste caso, economizar com material de baixo custo não é uma boa opção. Uma boa instalação elétrica requer materiais de qualidade, mesmo que o valor seja mais alto que os demais, por conta da sua durabilidade e eficácia, além de que, se for possível, escolha produtos de marcas mais conhecidas e vendidas no mercado, para evitar maiores dores de cabeça no futuro. Portanto, procurar fazer uma boa pesquisa em lojas de materiais de construção para escolher os melhores produtos, como fios, cabos e itens necessários para a instalação elétrica no imóvel, é essencial.


Através da contratação de um profissional qualificado na área de eletricidade, com cursos e experiência, pode-se considerar que montar um projeto de instalação o ajudará a saber a necessidade que cada ambiente tem em relação a uma boa instalação elétrica, além de que, a partir desse projeto, poderá saber a quantidade e que tipo de material será necessário para dar início à instalação.


Portanto, não hesite em buscar o conhecimento e a mão de obra de um bom profissional para a execução do projeto. Hoje em dia, existem sites que prestam esse tipo de serviço de instalação e manutenção elétrica residencial e comercial.


Buscar usar equipamentos modernos para auxiliar a instalação pode ser um ponto positivo no projeto; afinal, tais equipamentos podem ajudar a reduzir o consumo de energia. Esse investimento tem um retorno em curto prazo, como, por exemplo, ao adquirir uma lâmpada antiga, que pode ter um consumo alto de energia, sendo que existem outras opções de lâmpadas modernas em que o consumo de energia é bem mais baixo, chegando, às vezes, a apenas 9 watts, o que é extremamente vantajoso para o investidor e também para o meio ambiente.


Outro ponto importante a ser destacado para evitar qualquer tipo de problemas com a instalação elétrica é seguir as normas de segurança. Para a área de eletricidade, o profissional deve ter conhecimento das normas de regulamentação, que são feitas pela NR10.


Com todas essas observações relatadas, dificilmente haverá dificuldades durante o processo e a durabilidade da instalação, porém, com o passar do tempo, é importante fazer uma manutenção adequada para manter o ambiente em condições seguras.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix