Campo Grande/MS, Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 10 de Novembro de 2019, 12h:26
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Saiba como economizar o gás de cozinha

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Algumas dicas práticas podem diminuir substancialmente a conta no final do mês

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

O gás liquefeito de petróleo (GLP), ou popularmente chamado de gás de cozinha, pode ser um item oneroso no orçamento das famílias. Além dessa aplicação, o GLP também é utilizado em pequenos e médios negócios, como padarias, restaurantes, pizzarias, motéis e hotéis. Portanto, é essencial seguir algumas dicas para economizar no consumo e na conta no final do mês.

A utilização correta e otimizada dos eletrodomésticos é essencial para diminuir o consumo de gás. O forno, por exemplo, pode ser usado para preparar mais de um alimento, já que para pré-aquecer gasta-se uma grande quantidade de GLP. Otimizando esse processo, você ganha tempo e economiza dinheiro no final do mês. E nada de abrir e fechar o forno com frequência -- isso só fará com que o gás vá para o ar.

Para aumentar a potência da chama, feche portas e janelas. Do contrário, haverá a formação de correntes de ar, diminuindo as chamas e aumentando o tempo de cozimento. Instalar o fogão em passagens com correntes de ar também não é uma boa ideia quando o objetivo é aumentar a eficiência do consumo de GLP.

As panelas também são itens muito importantes para economizar o gás de cozinha. Tampe-as para evitar que o calor se dissipe, otimizando ao máximo a quantidade de GLP empregada no cozimento de cada refeição. As panelas de pressão também são boas alternativas, já que funcionam em altas temperaturas e por um período menor de tempo. Sempre que puder, portanto, use esse utensílio na cozinha.

Tamanho também não é sinônimo de eficiência: panelas muito maiores do que o necessário podem gastar mais gás do que você precisa. E não se engane: panela velha pode até fazer comida boa, mas também pode fazer você gastar muito gás. Por isso, procure comprar utensílios novos e em bom estado.

Se quiser economizar ainda mais, deixe todos os ingredientes preparados para o cozimento e evite deixar uma das bocas ligadas, desperdiçando gás. Após a água entrar em ebulição, diminua o fogo -- o alimento não vai cozer mais rápido se a água já estiver fervida. Outra dica crucial é observar a coloração da chama. Ela deve estar azulada -- caso esteja amarelada, é sinal de que o fogão não está sendo eficiente na hora de queimar o gás. Nesse caso,  as bocas estão sujas ou não estão funcionando corretamente.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix