Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 29 de Janeiro de 2023, 17:49 - A | A

Domingo, 29 de Janeiro de 2023, 17h:49 - A | A

Coluna Educação e Carreira

3 investimentos mais rentáveis que a poupança

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça quais são as alternativas mais indicadas para quem quer investir sem arriscar seu dinheiro e faturar mais no processo

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Por ser um investimento seguro e minimamente rentável, a poupança é uma das aplicações de renda fixa mais populares entre o perfil conservador de investidores. Contudo, existem outras alternativas que são igualmente seguras e podem fazer seu dinheiro render ainda mais, então a poupança acaba sendo uma das opções menos rentáveis. É fato que sua popularidade se dá pela facilidade em fazer esse tipo de aplicação, mas os outros tipos de renda fixa não perdem em nada e atualmente estão mais atrativos, devido às taxas elevadas de juros.


Confira quais são as três alternativas mais atraentes para quem já investe em poupança:


Tesouro Direto
Quando o assunto é renda fixa, o Tesouro Direto é uma das principais opções de investimentos, devido à sua alta rentabilidade. Na prática, o investidor está emprestando seu dinheiro ao governo federal para recebê-lo de volta com juros em uma data previamente estabelecida. Como você está investindo diretamente no governo, é possível ter 100% de certeza que vai receber seu dinheiro de volta.


Existem três formas diferentes de investir em Tesouro Direto: prefixado (a taxa é fixa, então é possível saber qual será seu retorno antes mesmo de investir), pós-fixado (a taxa é variável, de acordo com um indexador, então é possível tirar mais ou menos que o esperado) e híbrido (parte do valor é fixo e parte é variável, misturando ambos).


Certificado de Depósito Bancário (CDB)
O CDB funciona de forma muito semelhante às aplicações no Tesouro Direto, com a diferença de que você estará emprestando dinheiro para um banco ou instituição financeira, ao invés do governo federal. Por acompanhar o índice de juros da Selic, que atualmente se encontra em 13,75%, acaba proporcionando um retorno bem interessante.


Diferentemente do governo, existe a possibilidade de um banco ir à falência, mas, graças ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o investidor consegue recuperar o dinheiro aplicado, desde que ele esteja dentro do valor de R$ 250 mil. Por isso, o CDB continua sendo um dos melhores investimentos de renda fixa.


Letras de Crédito
As Letras de Crédito seriam uma alternativa ao CDB, funcionando exatamente da mesma forma. A diferença é o destino do dinheiro aplicado, se dividindo em duas categorias: Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).


Nesse caso, você estaria investindo no mercado imobiliário ou no agronegócio, recebendo seu dinheiro acrescido de juros da mesma forma. Esse tipo de investimento também é protegido pelo FGC, então, assim como os demais, vale a pena.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS