Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 26 de Fevereiro de 2023, 15:21 - A | A

Domingo, 26 de Fevereiro de 2023, 15h:21 - A | A

Coluna Educação e Carreira

A evolução do marketing digital e como empresas e profissionais da área da saúde podem usá-lo

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

A comunicação com os clientes através da rede se tornou um grande trunfo para a divulgação de produtos e serviços

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O advento da internet e a rápida conexão entre as pessoas impactaram diversas áreas de atuação. O consumidor agora está do outro lado da tela, e o marketing digital evolui cada vez mais para conectá-lo às marcas. Tanto a divulgação como a venda de produtos e serviços passou por uma revolução.


Enquanto o rádio, a televisão e o telefone eram os principais meios de comunicação com o consumidor no passado, agora o contato se dá através da internet. O relacionamento se estabelece através de computador, celular e outros gadgets conectados na rede.


Se o e-mail surgiu como principal meio de comunicação com o consumidor, isso já está se transformando. Mesmo no meio digital, as formas de contato vão mudando. As redes sociais surgiram com grande potencial de chegar ao público-alvo. Os aplicativos também mudaram a forma de as pessoas consumirem. Mais pessoas se conectam por meio de smartphones do que de computadores, e isso tem um impacto na maneira de fazer o marketing.


Profissionais diversos atuam nessa área, inclusive aqueles que são professores com passagem pela faculdade de pedagogia. O marketing digital alcança várias frentes. A pandemia impulsionou mais ainda as vendas online. Produtos e serviços estão cada vez mais disponíveis dessa forma.


Na área da saúde, o marketing digital opera para que as empresas se aproximem de seus clientes. Muitas delas investem em blogs, que fazem com que as pessoas encontrem suas páginas na internet. Também fazem um marketing de conteúdo, isto é, informações educacionais disponíveis para que os pacientes e clientes possam não somente aprender, mas decidir por contratar a empresa ou o profissional.


Anúncios pagos no Google também podem ajudar a empresa da área da saúde. Assim, se o potencial cliente estiver procurando por tal serviço ou produto, o site estará disponível como uma das primeiras opções. Muitos clientes não têm paciência de passar das primeiras páginas de busca, e isso pode ajudá-los na decisão de compra. Um bom aplicativo e site também pode atrair clientes que buscam essa facilidade para, por exemplo, marcar consultas de forma rápida e ágil.


As redes sociais fazem com que se alcance os clientes. Para tanto, é preciso que se decida o método para atraí-los, seja por meio de vídeos, fotos ou promoções. O WhatsApp também surgiu como uma ferramenta que facilita a comunicação, já que ela pode acontecer em tempo real. Ele pode agilizar o contato com os clientes que já estão acostumados com esse meio de contato.

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