Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 07 de Maio de 2023, 14:47 - A | A

Domingo, 07 de Maio de 2023, 14h:47 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Aposentadoria por pontos em 2023: veja regras atualizadas

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba o que é preciso para entrar nessa modalidade pelo INSS

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

O momento de se aposentar é muito esperado por quem já trabalhou por muitos anos, e a aposentadoria por pontos pode ser uma boa alternativa para os brasileiros, além de trazer benefícios financeiros. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas de como funciona esse formato e como fazem para se encaixar nos critérios desse tipo de aposentadoria.

Esse modelo foi aprovado em 2015, mas ainda pode ser novo para muita gente. Com a Reforma da Previdência, algumas regras do sistema de pontos mudaram, e em 2023 se atualizaram novamente. Por isso, separamos alguns tópicos que podem ser importantes para quem pretende se aposentar em breve ou quer saber mais como funciona essa aposentadoria.

Como funciona esse sistema de pontos?
O sistema de pontos é uma modalidade de aposentadoria do INSS que soma a idade do beneficiário com o tempo de contribuição, ou seja, os anos trabalhados. Por exemplo, se uma pessoa tiver 54 anos de idade e 31 anos de contribuição, a soma será de 85 pontos, sendo que, para mulheres, o valor mínimo de pontos é 86 e para homens, 96.

Resumidamente, a cada ano de contribuição, o trabalhador agrega um ponto para a aposentadoria. Mas é importante lembrar que a faixa etária mínima conta muito nesse sistema: as mulheres devem ter 62 anos e os homens, 65. Se a quantidade de pontos estiver na média, mas a idade ainda não, a pessoa entra em um formato de pedágio 50%, ou seja, se faltam 2 anos para ela chegar a idade mínima, deve trabalhar mais um ano.

Como solicitar?
Da mesma forma que a tecnologia tomou conta de muitos processos burocráticos, a solicitação também é feita de forma rápida, pela internet, o que facilitou a vida de muita gente. Essa é a forma mais simples de solicitar. Se a pessoa for contribuinte do INSS, pode ser feito por meio do Portal Meu INSS.

Mas também pode ser feita por meio de ligação para o número 135, que é a Central de Atendimento do INSS, ou solicitada diretamente em uma agência do órgão. Os servidores públicos devem fazer isso de uma forma diferente, junto ao setor de RH do órgão ao qual estão vinculados.


Como funciona para os professores?
Esse modelo de aposentadoria é aderido por muitos professores, e, para eles, as regras são um pouco diferentes. Os requisitos de tempo são menores, pois os homens precisam de 30 anos de contribuição para se aposentar, enquanto as mulheres precisam de 25 anos de contribuição, 5 anos a menos do que o normal.


Dessa forma, se uma professora tem 25 anos de contribuição, mas ainda tem 60 anos de idade, ela não teria a soma necessária e não poderia se aposentar, pois não chega a 90 pontos. Mas, devido a profissão, ela tem esse saldo de 5 pontos e precisa de 85 para conseguir se aposentar.


Com isso, a aposentadoria por pontos pode ser uma ótima opção para quem busca formas alternativas de conseguir esse descanso. A partir dessas regras, é preciso estar de olho nas atualizações e, se quiser se aposentar nessa modalidade, é necessário fazer o cadastro e manter atualizado sempre que possível.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS